Casal que trabalha em uma das unidades, na Mangueira, vai comemorar em dose dupla
O Dia dos Namorados vai ser comemorado com um cardápio especial nas cozinhas comunitárias cariocas: peixe ensopado com pirão de legumes. E o casal Carla Cristina e André Neves da Silva, que trabalha na Cozinha Comunitária Carioca Sacode Mangueira, promete comemorar a data em dose dupla. Na hora do almoço, com os beneficiários do programa Prato Feito Carioca, e, à noite, a dois, em um barzinho.
Inaugurada no dia 21 de junho de 2022, a primeira cozinha comunitária carioca servirá nesta quarta-feira (12/06), a exemplo das outras unidades em funcionamento na cidade, pelo menos 280 refeições a pessoas em situação de insegurança alimentar. E, como todos os dias, a sobremesa será uma fruta.
Carla e André, que trabalham na primeira cozinha comunitária carioca e estão casados há 25 anos, vão comemorar o Dia dos Namorados em dose dupla. Foto/Divulgação: Roberto Moreyra/SMTE
“O Prato Feito foi a melhor coisa que aconteceu aqui na Mangueira, pois tem muitas pessoas abaixo da linha da pobreza vivendo aqui. Não imaginávamos que a situação era tão grave. Por isso, fazemos também outras ações e recolhemos alimentos para doar para algumas famílias”, diz André Neves, de 48 anos, que é músico e já se apresentou com Alcione, Almir Guineto e Jovelina Pérola Negra, entre outros artistas.
Nascido e criado na Mangueira, ele mantém, ao lado da cozinha comunitária, um projeto social que oferece aulas de percussão para crianças e jovens. Ele e Carla, de 50 anos, têm quatro filhos e dois netos. Kalynda, de 22, trabalha com os pais, ajudando na administração da cozinha comunitária.
De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Renda do Rio, Everton Gomes, ainda neste semestre novas cozinhas comunitárias serão inauguradas na cidade. Atualmente, são 20 unidades inauguradas oficialmente e outras oito em fase de teste. E os programas Trabalha Rio, de intermediação de mão de obra, e Rio+Cursos continuarão sendo levados para os beneficiários do Prato Feito Carioca.
Fonte: Ana Paula Araripe e Lucas Alvares