doe sangue

Foto/Divulgação

Ação faz parte da campanha “Dando o sangue por você”

Mais de 30 funcionários da Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo participaram, na manhã desta sexta-feira (14), da campanha “Dando o sangue por você”, que incentiva a doação de sangue entre os servidores municipais. A ação aconteceu no Hemonúcleo de São Gonçalo. Nas próximas duas sextas-feiras do mês, mais funcionários da secretaria estarão realizando a doação. A expectativa é que mais de 100 servidores da pasta participem da campanha. 

A subsecretária de Conservação, Lay Borges, destacou a importância da ação para o município. “Temos hoje 38 pessoas aqui, dentre funcionários do Departamento de Conservação e Obras (DCO) e da Subsecretaria de Parques e Jardins. É uma atitude importante e empática, de amor ao próximo, os bancos de sangue do município sempre precisam desse suporte. É importante termos essa consciência como cidadãos e também como servidores”, afirmou. 

A campanha foi idealizada pela secretária de Saúde, Dra. Bianca Serour, com objetivo de promover a solidariedade entre os servidores e conscientizar a população sobre a importância de doar sangue. A meta é aumentar o estoque do Hemonúcleo de São Gonçalo.  

Carlos Augusto Antunes Baptista, pedreiro do 1º DCO, foi um dos servidores que doou sangue. “Se todo gonçalense tiver atitudes como esta, o estoque de sangue nunca ficará vazio. É uma atitude muito boa, fazemos o bem ao próximo”, disse ele, que é morador do Boa Vista. 

Além da Secretaria de Conservação, já participaram da campanha servidores das Secretarias de Saúde, Comunicação Social, Administração, Ordem Pública e Assistência Social. 

Para além dos servidores – A doação de sangue é incentivada também para os moradores do município, já que é um procedimento que pode salvar vidas. Para a doação, não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a ação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar. 

Também é necessário estar em boa condição de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade; e pesar, no mínimo, 50 quilos. No caso dos jovens de 16 e 17 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação e deve ser entregue com uma cópia autenticada da identidade do responsável.

Outras exigências são: não ter nenhum processo inflamatório; não ter feito piercing e tatuagem há menos de seis meses, não estar gripado, não ter nenhuma doença transmitida pelo sangue; não ter tido hepatite após os 11 anos de idade; não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II; não ter doença de chagas, não ter tido malária e não pode fazer uso de drogas ilícitas injetáveis. As restrições são, ainda, para pessoas que têm doenças autoimunes, diabetes e hipertensão.

O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, Zé Garoto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, exceto feriados e pontos facultativos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *