Arte na Rua segue ocupando a cidade com circo, teatro e música
No mês de retomada do projeto Arte na Rua, Niterói segue apresentando uma diversificada programação artística gratuita, ao ar livre e em diversos pontos da cidade. Tem dança, teatro, música, circo, grafite, artesanato, literatura, audiovisual e muito mais! É arte sem fronteiras, acessível a todo mundo. Nesta semana, a programação vai rolar nos bairros da Ilha da Conceição, Ponta D’Areia e Barreto.
O Centro Social Urbano (CSU), na Ilha da Conceição recebe na quinta-feira, 16 de maio, às 14h, o espetáculo O Circo do Pururuca, com o ator Robson Sales. Com mais de trinta anos trabalhando na arte circense, Robson vem exercendo por todo o Brasil o ofício de fazer as pessoas, crianças e adultos sorrir e gargalhar. Interpretando um mágico, um ventríloquo e um palhaço, o ator transforma-se em um brincante trazendo a plateia para sua brincadeira, levando o público a troca de experiências com o lúdico, com a alegria de ser e viver criança. O circo do Pururuca chegou! Sorria, agora é só alegria! Viva o circo!
Em um mundo onde a imaginação é a força propulsora, Rosabela no Mundo da Lua, espetáculo que será apresentado na sexta-feira, 17 de maio, às 16h na praça Doutor José Vitorino, na Ponta D’Areia, encanta e inspira, trazendo à vida valores essenciais, como a amizade, amor e afeto, enquanto celebra o poder transformador da imaginação infantil. Rosa Bela, ou Rosinha como é carinhosamente chamada, é uma menina extraordinariamente curiosa e sonhadora. Em sua busca pela essência do mundo, ela é acompanhada por seus amigos: um Gato misterioso, um Palhaço em busca de sua própria felicidade e a prima Quase Flor de Lis, cuja sabedoria é tão profunda quanto suas raízes. Com direção de Asy Sanches, “Rosabela no Mundo da Lua” traz no elenco: Andressa Honorato, Carol Mattos, Jonathas Reis, Luísa Linhares, Preta Lay, Raqui Maythenand e Raphael Campello.
Pra fechar a semana, o Arte na Rua leva para o palco Horto do Barreto, os sambistas do Grupo Chamego, que, inspirados no Fundo de Quintal, vivenciou e participou efetivamente da explosão do movimento do samba de raiz, ganhando as ruas, bares e clubes sociais no eixo Rio e Niterói. O grupo chegou a reunir mais de 5 mil pessoas em seus encontros, recebendo vários nomes de peso, como Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra e Marquinho Sathan, entre outros. Participaram do primeiro Festival de Grupos de Pagode do Renascença Clube e gravaram o LP “Na aba do pagode”, que lhes rendeu um disco de ouro, com a venda de mais de 100 mil cópias, e a participação em inúmeros programas de televisão de eventos populares promovidos pela Rádio Tropical, como os pagodes na praia.
O Projeto
Composto por diversas atrações semanais gratuitas, o Arte na Rua é um circuito das artes que percorre ruas, praças e outros espaços públicos de Niterói, afirmando o potencial criativo da cidade e valorizando a ocupação dos territórios públicos, partindo do princípio que as ruas são livres para as manifestações artísticas: arte pública, urbana, livre, popular e democrática, conforme determinam as Leis Municipais 3017/13 e 3057/13.
Parte do compromisso da FAN de transformar nossa cidade, na Cidade da Cultura, o Arte na Rua prioriza artistas niteroienses, sabendo da importância de fomentar e auxiliar na distribuição da produção local, mas reconhece o valor de promover apresentações de artistas de outras cidades, promovendo intercâmbio cultural. O projeto já é uma referência para a democratização da cultura em Niterói e, em 10 anos de atuação, passou por diversos bairros da cidade, percorrendo e consolidando diversos pontos de convivência da cidade. Foram contempladas mais de 1.000 apresentações, distribuídas entre variadas linguagens.
Programação
Circo Pururuca
Local: Centro Social Urbano (CSU) – Ilha da Conceição
Data: 16 de maio de 2024
Horário: 14h
Rosabela no Mundo da Lua
Local: Praça Doutor José Vitorino – Ponta D’Areia
Data: 17 de maio de 2024
Horário: 16h
Grupo Chamego
Local: Horto do Barreto
Data: 19 de maio de 2024
Horário: 13h
Sarau e Autógrafos animam a noite na Sala Carlos Couto
Com curadoria de Jordão Pablo de Pão, o Sarau e Autógrafos acontece pela primeira vez na Sala Carlos Couto. Iniciativa da Fundação de Arte de Niterói, proporciona microfone aberto para apresentação democrática de artes, em um sarau com inscrição na hora, e promoção de um lançamento coletivo de livros, que contará com as obras “Cadernos Negros – volume 45”, de vários autores; “Poéticas de um Zé…”, de Zé…; e “A torre”, de Débora França.
Um sarau com microfone aberto no centro da cidade reforça o compromisso da Fundação de Arte de Niterói com a expressão democrática artística e promove a realização de muitas carreiras artísticas que encontram nos locais históricos da cidade referências para sua arte.
A possibilidade de formação da pauta na execução da atividade também permite a flexibilidade dos profissionais envolvidos e o consequente estímulo aos intercâmbios de expressão e de criação conjunta. Os artistas da cidade continuam seu processo de diálogo para uma cidade mais tecnológica, mas que não esquece a tradição e a beleza de fazer arte junto.
As três obras lançadas dialogam com a cidade. Uma antologia de escritores que encontram nas questões da raça um ponto criativo comum, o primeiro livro de um artista visual que levou para sua produção escrita a dinâmica dos desenhos e uma professora da rede municipal de ensino que fomenta uma visão lúcida da sociedade experienciada. Os artistas também ocupam o microfone e apresentam seus trabalhos.
Serviço
Sarau e Noite de Autógrafos
Data: Quinta-feira, 16 de maio de 2024
Horário: 18h
Entrada Gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Sala Carlos Couto – Anexa ao Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro, Niterói
Telefone de contato: (21) 3628-6908
Comédia no ar: ‘EXquece, a peça!’ chega ao Theatro Municipal de Niterói
Com temas de amizade, traição e superação, o espetáculo garante muita risada ao público
‘EXquece, a peça!’ retorna para mais uma apresentação na cidade de Niterói. Dessa vez a risada e as emoções serão garantidas nos dias 17, 18 e 19 de maio, no Theatro Municipal de Niterói.
A comédia é estrelada pelos atores Jonathan Andrade e Amanda Freitas e retrata a vida de dois grandes amigos, Caio e Bianca, que se ajudam em diversas situações, principalmente no quesito coração partido.
O espetáculo fala com muito bom humor sobre amizade, relações afetivas e traições superadas ou não. A peça apresenta de maneira leve os problemas e “perrengues” do dia a dia vividos pelos dois jovens amigos que dividem as suas experiências com o público.
‘EXquece’ é um sonho do ator e autor Jonathan Andrade. A criação do roteiro da peça surge a partir da vontade do autor em compartilhar situações vivenciadas, como as desilusões amorosas e superações, além de amizades que sempre se fizeram presentes no seu dia a dia.
Para este projeto, o autor traz muito de si para o roteiro da peça e apresenta críticas sociais que abrange a todos os públicos e foca em mostrar, de maneira leve e natural, que todos são iguais e passam por situações parecidas, independente de gênero ou orientação sexual. “Todos amam, sofrem, riem, criam expectativas, se frustram, se superam e sempre contam com um amigo que ajuda e se faz presente nesses momentos”, afirma o ator e autor.
Foi o pensar em todo esse contexto que o autor, convidou a atriz Amanda Freitas, uma amiga e parceira de outros projetos, para dividirem o palco mais uma vez. Por este motivo e por toda intimidade que já existe além da coxia, a criação do roteiro e a direção da peça trazem um humor peculiar dos dois atores, que formam a dupla Bianca e Caio e, que juntos, fazem uma bagunça, garantindo muita gargalhada com os seus “jeitinhos de serem”.
“Pra mim é uma grande felicidade e honra poder estar nos palcos novamente com meu amigo pessoal, Jonathan. Além disso, é muito gratificante poder fazer as pessoas rirem com uma peça que retrata exatamente o que nós vivemos no dia a dia. Em resumo, vamos rir juntos do que nos fez chorar em algum momento da nossa vida”, finaliza Amanda Freitas.
SOBRE OS ATORES
Amanda Freitas, é atriz niteroiense e produtora de ‘EXquece, a peça!’. De família de artistas, ela atua nos palcos desde os seis anos de idade. Em seu currículo já trabalhou em mais de 15 peças profissionais, pelo estado do Rio de Janeiro, direcionadas ao público infantil e adulto, além de participar de curta-metragem e fazer parte do elenco de apoio nas novelas da Globo.
Jonathan Andrade é ator, autor e diretor de ‘Exquece, a peça!’. Atua desde os 10 anos de idade em peças direcionadas ao público infantil e adulto. É vencedor do prêmio de Melhor Ator no Festival de Curtas do SESC Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, com o espetáculo ‘O Silêncio que Grita’.
SERVIÇO:
‘EXquece, a peça!’
Datas: 17 a 19 de maio
Horário: 20h (sexta) | 19h (sábado e domingo)
Ingresso: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).
Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35, Centro, Niterói – RJ.
Telefone de contato: (21) 3628-6908
Maestro alemão rege Orquestra da Grota no Teatro Municipal de Niterói
Com regência do maestro e solista alemão Michael Rein, a Orquestra da Grota dá sequência à sua Temporada 2024 com uma apresentação no Theatro Municipal de Niterói, no dia 21 de maio, depois de se apresentar com lotação esgotada na Casa da Ópera de Ouro Preto.
A Orquestra da Grota e Michael Rein apresentarão um programa com obras de Claudio Santoro, Gustav Host, Teresa Carreno e Guerra-Peixe, entre outros compositores.
Natural de Aachen, na Alemanha, Michael Rein já atuou como regente à frente de orquestras como a Filarmônica de Stuttgart e é violinista da Netherlands Symphony Orquestra, em Enschede, na Holanda. Também costuma se apresentar junto a diversos conjuntos de câmara da Europa, como o holandês Valerius Ensemble e o alemão Emsland Ensemble.
Bastante requisitado para orientar sessões de violino em orquestras juvenis holandesas, Rein mantém uma relação próxima com a América do Sul, com turnês pelo Chile, Bolívia e Brasil, já tendo sido seis vezes convidado a se apresentar e ministrar aulas no Festival Internacional de Música do Pará. Ao longo desta semana, além dos ensaios para o concerto de abertura, Rein promoveu uma masterclass para os músicos da Orquestra da Grota.
“Esta é a minha segunda temporada junto ao Espaço Cultural da Grota. Para mim, é um grande prazer e uma enorme responsabilidade compartilhar com os músicos do projeto todo o conhecimento que adquiri ao longo da minha carreira. Pessoalmente, também considero um aprendizado pessoal conviver com pessoas e profissionais tão especiais”, afirma Michael Rein.
A Orquestra da Grota é composta por 23 músicos profissionais, todos formados pelo Espaço Cultural da Grota, projeto social sem fins lucrativos, que promove a inclusão de crianças e jovens por meio do ensino da música há 28 anos em 11 polos distribuídos pelas cidades de Niterói, Itaboraí, São Gonçalo e Nova Friburgo, atendendo gratuitamente a cerca de mil alunos por ano.
SERVIÇO
Michael Rein e Orquestra da Grota
Data: 21 de maio de 2024 (Terça-feira)
Horário: 19h
Duração: 60 min
Classificação etária: Livre
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro – Niterói
Telefone de contato: (21) 3628-6908