Cada Cientista, uma História na Biblioteca Parque de Niterói
No sábado, 25 de maio, às 10h30, a Biblioteca Parque de Niterói recebe a companhia de teatro Ciência Encenada apresentando: Cada Cientista, uma História!
Nessa contação, a companhia narra a história da brilhante vida da cientista Jaqueline Goes de Jesus. Biomédica, doutora em patologia humana e pesquisadora, a cientista brasileira integrou a equipe que mapeou os primeiros genomas do coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil em apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país. Nessa história, as crianças serão convidadas a participarem de um mega jogo teatral: cientistas x vírus.
Carine Braga é graduada em Física pela UFF, mestra em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz(Fiocruz), atriz e produtora teatral. Desde de 2020, dedica-se à companhia de teatro Ciência Encenada que visa a divulgação e popularização da ciência através da linguagem teatral com espetáculos e contação de histórias com temas científicos.
SERVIÇO
Ciência Encenada
Data: 25 de maio
Horário: 10h30
Classificação etária: Livre
Duração: 90 min
Entrada gratuita
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, s/n, Centro, Niterói
Projeto Um Brinde à Poesia dá início a celebração dos seus 25 anos no Solar do Jambeiro
O Solar do Jambeiro recebe na próxima quinta, 23 de maio, às 14h, a avant-première das comemorações dos 25 anos do projeto ‘Um Brinde à Poesia’, recebendo nomes que fazem parte da história do movimento literário e cultural, criado e apresentado pela jornalista e artista Lucília Dowslley, que vai contar sobre a história do projeto. Também acontecerá o sagrado microfone aberto, o momento d’versos, com inscrição feita na hora. O encontro é uma parceria com o Sistema de Bibliotecas Populares e a Biblioteca Cora Coralina.
Um Brinde à Poesia Niterói foi lançado, no dia 11 de Junho de 1999, por Lucília Dowslley e Carla Soares Faria, no bar Academia de Niterói, em São Francisco. A ideia surgiu num sonho de Lucília, na noite de 10 de maio de 1999, com a imagem nítida de um anjo, símbolo do movimento, que contabiliza mais de trezentas edições, centenas de atuações de poetas, compositores musicais, fotógrafos e artistas em geral, visitas em escolas, edições extras, livros editados, livros distribuídos, ocupação de equipamentos e espaços da cidade, formação de plateia para poesia, promoção e divulgação dos artistas, democratização do microfone aberto e despertar de poetas.
Lucília Dowslley é natural de Niterói. Jornalista. Fotógrafa, Poeta, Atriz, Designer Gráfico e Digital, Ilustradora e Editora. Criadora do Movimento Um Brinde à Poesia Niterói. Fundou a Dowslley Editora, em 13 de junho de 2015. Fez exposições fotográficas individuais e participou de coletivas. Atuou no monólogo “MILAGRAVAS”, no Teatro Municipal de Niterói, entre outras peças, assinando texto e direção. Criou capas, ilustrou e organizou inúmeros livros. Acredita que a arte é um instrumento de transformação e conscientização. Obras: Um Brinde à Poesia, Carmim, O Sol em Minha Alma, A Poesia do Silêncio – The Poetry Of Silence e Niterói Atração à Primeira Vista (fotografia).
Um Brinde à poesia
Data: 23 de maio de 2024 (quinta-feira)
Horário: 14h
Classificação indicativa: Livre
Evento gratuito
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: R. Presidente Domiciano, 195, São Domingos, Niterói
Muita música e infantil nesta semana do Arte na Rua
De sexta, 24, a segunda-feira, 27, a programação vai rolar nos bairros de Icaraí, Jurujuba, Itaipu e no calçadão do Theatro Municipal de Niterói.
No mês de retomada do projeto Arte na Rua, Niterói segue apresentando uma diversificada programação artística gratuita, ao ar livre e em diversos pontos da cidade. Tem dança, teatro, música, circo, grafite, artesanato, literatura, audiovisual e muito mais! É arte sem fronteiras, acessível a todo mundo. De quinta a segunda-feira, a programação vai rolar nos bairros de Icaraí, Jurujuba, Itaipu e no calçadão do Theatro Municipal de Niterói.
Valerie Lu e Marcello Ferreira se apresentam na sexta-feira, 24, às 17h na esquina das ruas ator Paulo Gustavo e Pereira da Silva. Nascida em Montmartre, cartão postal da cidade de Paris, Valerie desde pequena sonhava em se tornar cantora profissional. Já vivendo no Brasil, lançou seu primeiro álbum ‘Saudade Mon Amour’ reinventando clássicos da música francesa que fizeram sucesso no Brasil em décadas passadas. Radicado em Niterói há mais de 10 anos, o mineiro Marcello Ferreira construiu grande parte da sua carreira no exterior. Aos 21 anos partiu para França, e o que sería uma passagem curta de seis meses, se transformou em uma carreira consolidada depois de 26 anos. Suas andanças renderam uma música gravada por Flora Purim: a canção “Colo de Rio”, que virou faixa de um dos álbuns do icônico trompetista americano Dizzy Gillespie.
No mesmo dia, às 19h30, o grupo Samba Pra Ver leva seu pagode para a Praça do Cais, em Jurujuba. Samba Pra Ver é um grupo niteroiense de pagode e samba formado justamente no bairro onde se apresentarão. Em 2015, alunos do Colégio Fernando Magalhães se reuniram e formaram o conjunto, que tem como principal sucesso a canção “Sarradeira”, gravada em 2018, com videoclipe no Canal do YouTube. Samba Pra Ver é formado por Vitor (vocal), Vinicinho (cavaquinho e vocal), Wallace (tantan), Rubinho (pandeiro) e Júnior (surdo).
Na manhã de sábado, 25, o campo de São Bento recebe duas atrações: Às 10h, o infantil Lekolé anima a criançada com música ao vivo, performances teatrais, roda de ciranda, contação de histórias, teatro de fantoches, sempre com muita alegria e interatividade. O Lekolé é um grupo de teatro musical infantil fundada pela atriz e bailarina Letícia Porto com seu marido, o músico Kuko Moura. O grupo tem se apresentado em diversos espaços e teatros, além do espaço próprio inaugurado em julho de 2022, o Circo do Lekolé. Logo em seguida, às 12h, sobe ao palco Bella Deoli. Dona de uma voz potente e com uma assinatura única, começou sua carreira no ano de 2017, quando postava vídeos para o YouTube e Facebook e em menos de um mês alcançou a marca de 10mil inscritos e 300mil visualizações em um vídeo cantando uma música que fez para homenagear seu filho. Desde então, Bella começou sua carreira como cantora fazendo do seu show uma verdadeira festa, trazendo alegria a todos e encantando com sua poderosa voz.
A deliciosa morada das mais fascinantes estórias, já lidas até hoje, são os livros de “faz de conta”. Com essa inspiração, o Arte na Rua convida a criançada da Região Oceânica para o infantil O Diário de João e Maria, que será atração no Horto de Itaipu, tmbém no sábado, 25, às 11h. Os irmãos João e Maria vivem em Salem, num orfanato administrado por Agnes, uma senhora muito gentil e com um grande coração. Eles passam seus dias brincando e explorando a floresta, até que começam a notar uma certa preocupação em Agnes, além de parecer que escondia algo. Maria, muito curiosa, convence João a investigar o que há de errado, e acabam descobrindo o que parecia ser impossível: Agnes é uma bruxa! O texto se propõe a revisitar o mágico, redescobrir em cada coração, a criança que existe em todos nós.
O calçadão do Theatro Municipal de Niterói, na rua XV de Novembro, no Centro da cidade, recebe na segunda-feira, 27, às 18h, os músicos do projeto Itaipu Jazz, que nasceu vontade de quatro amigos reunidos em saraus da região de Niterói, tendo como principal objetivo executar o melhor da música instrumental. A estreia aconteceu em 2010, tendo como palco, nada mais , nada menos que a Praia de Itaipu. Desde então a banda se apresenta em vários projetos culturais e sociais. Conhecida por ser uma banda eclética, tem em seu reportório, ritmos como, Jazz, Blues, Bossa Nova, Bolero, Samba Canção, entre outros. Os músicos e companheiros nessa apresentação, serão Isaias Benedito (trompete), Carlito Gepe (baixo), Edno Pientznauer (bateria) e Alê Santos (piano).
O Projeto
Composto por diversas atrações semanais gratuitas, o Arte na Rua é um circuito das artes que percorre ruas, praças e outros espaços públicos de Niterói, afirmando o potencial criativo da cidade e valorizando a ocupação dos territórios públicos, partindo do princípio que as ruas são livres para as manifestações artísticas: arte pública, urbana, livre, popular e democrática, conforme determinam as Leis Municipais 3017/13 e 3057/13.
Parte do compromisso da FAN de transformar nossa cidade, na Cidade da Cultura, o Arte na Rua prioriza artistas niteroienses, sabendo da importância de fomentar e auxiliar na distribuição da produção local, mas reconhece o valor de promover apresentações de artistas de outras cidades, promovendo intercâmbio cultural. O projeto já é uma referência para a democratização da cultura em Niterói e, em 10 anos de atuação, passou por diversos bairros da cidade, percorrendo e consolidando diversos pontos de convivência da cidade. Foram contempladas mais de 1.000 apresentações, distribuídas entre variadas linguagens.
Programação
Atração: Valerie Lu & Marcello Ferreira
Local: Rua Ator Paulo Gustavo esquina com Pereira da Silva, Icaraí
Data: Sexta-feira, 24 de maio de 2024
Horário: 17h
Atração: Samba Pra Ver
Local: Praça do Cais – Jurujuba
Data: Sexta-feira, 24 de maio de 2024
Horário: 19h30
Atração: Lekolé
Local: Campo de São Bento
Data: 25 de maio de 2024
Horário: 10 horas
Atração: Bella Deoli
Local: Campo de São Bento
Data: 25 de maio de 2024
Horário: 12 horas
Atração: O Diário de João e Maria
Local: Horto de Itaipu
Data: Sábado, 25 de maio de 2024
Horário: 11h
Atração: Itaipu Jazz
Local: Calçada do Theatro Municipal de Niterói – Centro
Data: Segunda-feira, 27 de maio de 2024
Horário: 18h