gafieira araribóia

Gafieira Araribóia. Foto/Divulgação

Brincando com o Bento e Totó na Sala Nelson

 

Sucesso estrondoso no YouTube, Bento, Totó e sua turma, se apresentam no dia 13 de outubro, na Sala Nelson Pereira dos Santos, com o espetáculo “Brincando com o Bento”.

Uma manhã repleta de brincadeiras e diversão em uma aventura emocionante para resolver um mistério e celebrar o aniversário do Bento! A criançada irá se divertir em um show cheio de música, surpresas, interação com o público e um cenário encantador.

Sucessos como Funk do Patinho e Patinho Colorido, são garantidos!

 

Foto/Divulgação

SERVIÇO

Brincando com Bento e Totó

Data: 13 de outubro

Horário: 11h

Duração: 60min

Classificação Etária: Livre

Ingresso: R$80 inteira | R$40 meia-entrada

Adquire o ingresso na Sympla, ou na bilheteria da Sala Nelson Pereira dos Santos

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

End: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói

 

 

Museu Janete Costa promove programação especial para as crianças

 

O Museu Janete Costa de Arte Popular promove uma série de atividades para o público infantil, celebrando o Dia das Crianças. A programação contará com contações de histórias, brincadeiras, oficinas, shows de mágica e música, entre os dias 15 e 26 de outubro. 

Glorinha e Renato. Foto/Divulgação

Na terça-feira, 15 de outubro, às 10h30, o Museu recebe o EcoJogo Tartaruga Marinha, projeto fruto da pesquisa e do trabalho das artistas plásticas Nina Alexandrisky e Alda Laís. No jogo, as crianças são convidadas a criarem um quebra-cabeça com formato 3D de uma grande tartaruga-marinha, através de uma brincadeira de perguntas e respostas sobre a vida do animal. Às 14h, será a vez da contação teatralizada As Aventuras do Porco Porcaria, que apresenta a história do Porquinho Porcaria que foge do chiqueiro onde vive com sua família, pois não aguenta mais viver na sujeira, uma aventura sobre os hábitos de higiene e o bom convívio em família.

 

Na quarta-feira, 16 de outubro, de forma lúdica e divertida, as crianças são convidadas a participarem de jogos, brincadeiras e de outras atividades sensoriais que estimulam a inteligência, ajudam na criatividade e permitem melhoras na aprendizagem, na atividade A Arte de Brincar, às 14h.

 

No dia 17 de outubro, contação de história e um show de mágica, humor e ilusionismo divertem as crianças. Às 14h, a Companhia Teatral Ciência Encenada apresenta a história da médica psiquiatra brasileira Nise da Silveira, reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria e revolução no tratamento mental no Brasil. Com muita diversão e conversa, as crianças são convidadas a refletir sobre a saúde mental e como os animais podem ajudar na melhoria da nossa saúde. Às 15h, O Mágico Libertador de Livros promove um show de mágica, humor, ilusionismo e incentivo à leitura. O mágico, antes do espetáculo, perde 50 livros de diferentes títulos e autores pelo museu, todos com o mesmo pedido em comum, para que sejam lidos e que sejam perdidos novamente em algum local público, promovendo uma incrível ação de libertação de livros.

 

Na sexta-feira, 18 de outubro, às 14h, será o dia de brincadeiras com bambolê. No encontro, o mundo girará com toda a liberdade que proporciona a prática com o bambolê. As crianças conhecerão truques, movimentos e brincadeiras conectando gerações de brincantes e amantes do bambolê.

 

No sábado, 19 de outubro, o museu promove uma edição especial do projeto Arte Popular para Crianças. Às 11h, a Contação Di Vó, com histórias infantis contadas por Joselene Negra Black, encantando crianças e adultos. Às 13h30, será a vez da oficina de pintura facial O Bicho Tá Virando Arte, uma atividade divertida onde poderão se transformar em animais da fauna brasileira, com inspiração na exposição “O Bicho Tá Pegando” e conduzida pela artista Caren Laurindo. Às 15h30, a atividade “Quilombim Oloraiê”, promovida pelo Coletivo Ọlọ́ọ̀ráyé, busca conectar as crianças com os valores civilizatórios afro-brasileiros, num verdadeiro movimento de aquilombamento. Os meninos e meninas poderão vivenciar a alegria da infância através de contação de histórias, de brincadeiras coletivas e de recreação com perna de pau.

 

Encerrando a programação, no dia 26 de outubro, às 11h, Glorinha e Renato apresentam o Projeto Músicas e Livros Fantásticos, que combina música e literatura. O projeto proporciona um encontro mensal para integrar, nutrir e estabelecer vínculos culturais, promovendo a música e a leitura de forma acolhedora e interativa.

 

As atividades são todas gratuitas e com classificação indicativa livre

 

Museu Janete Costa de Arte Popular

Rua Presidente Domiciano, 178, Ingá, Niterói, RJ

Atividades gratuitas

Classificação indicativa: Livre

 

Confira a programação completa: 

 

Terça-feira, 15 de outubro de 2024

EcoJogo Tartaruga Marinha

Horário: 10h30

 

As aventuras do porco porcaria

Horário: 14h

 

Quarta-feira, 16 de outubro de 2024

A arte do Brincar

Horário: 14h

 

Quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Cada Cientista, Uma História: Nise da Silveira

Horário: 14h

 

O Mágico Libertador de Livros

Horário: 15h

 

Sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Brincadeira com Bambolês!

Horário: 14h

 

Sábado, 19 de outubro de 2024

Arte Popular para Crianças 

Contação de histórias com Joselene 

Horário: 11h

 

Oficina de Pintura Facial – O Bicho Tá Virando Arte

Horário: 13h30

 

Quilombim Oloraiê

Horário: 15h30

 

Sábado, 26 de outubro de 2024

Projeto Músicas e Livros Fantásticos

Horário: 11h

Circuito de Rodas de Choro de Niterói acontece neste domingo,

no Coreto do Campo de São Bento

O grupo Gafieira Araribóia, convida o grupo Marabô para fazerem uma apresentação multicultural no Circuito de Rodas de Choro de Niterói que acontece no domingo, 13 de outubro, às 11h, no Coreto do Campo de São Bento. O projeto integra a programação da Fundação de Arte de Niterói – FAN.

Gafieira Araribóia. Foto/Divulgação

O Gafieira Araribóia surgiu da ideia de criar um coletivo musical de Niterói para atuar em diversos gêneros da música brasileira, podendo, assim, fazer shows voltados para o choro, o samba, o forró, entre outros.

O grupo é formado por Daniel Karin, Maico Lopes, Rogério Souza, Tiago do Bandolim e Whatson Cardozo.

Grupo Marabô

Alegria, inspiração, comunicação e celebração! Assim, se traduz Marabô, grupo criado pelos músicos niteroienses Bruno Barreto, Gabriel Policarpo, Lucas Marques e Whatson Cardozo. A inspiração para o som é o Brasil e sua pluralidade, rica em ritmos, melodias, danças e instrumentos. O resultado desse encontro dos músicos no palco é um show de alta musicalidade, batuque e astral.

No repertório do show estão os muito “Brasis” presentes em músicas como Chiclete com Banana, Ordem é samba (Jackson do Pandeiro), Lá vem o Brasil descendo a Ladeira (Moraes Moreira), Yayá Massemba (Roberto Mendes), Lamento Sertanejo (Dominguinhos), além de sambas enredos e músicas autorais.

SERVIÇO

Gafieira Araribóia convida Grupo Marabô | Circuito de Rodas de Choro

Data: 13 de outubro (domingo)

Horário: 11 horas

Classificação etária: Livre

Local: Coreto do Campo de São Bento

Endereço: Alameda Edmundo de Macedo Soares e Silva, s/n – Icaraí


Departamento de Imprensa FAN

Mariana Pache (21) 99673 5543

Secretaria Municipal das Culturas – Niterói

Fundação de Arte de Niterói – FAN
Telefone: 55 (21) 2719-9639 – ramal: 211
e-mail: culturaniteroi@gmail.com 

Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói – RJ – CEP: 24210-470

 

 

Secretaria de Meio Ambiente adquire acervo de animais taxidermizados para serem utilizados em projetos de Educação Ambiental

O Parque das Águas de Niterói foi palco de um treinamento que reuniu técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade e agentes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal. A capacitação, focada no uso de animais taxidermizados, faz parte de um projeto que visa potencializar as ações de educação ambiental no município, utilizando espécies preservadas por meio da taxidermia para conscientizar a população sobre a importância da conservação da fauna silvestre.

 

Foto/Divulgação

A taxidermia é uma prática reconhecida por lei e utiliza carcaças de animais que morreram de causas naturais ou incidentes urbanos, como atropelamentos e ataques de cães. Esses animais, após passarem pelo processo de taxidermização, têm suas características físicas e comportamentais reconstituídas, muitas vezes com recriação de seu habitat natural, o que amplia o realismo e a eficácia educativa do recurso. O acervo de animais taxidermizados, que será utilizado de forma itinerante em eventos e escolas, servirá como ferramenta para sensibilizar e informar a população sobre a biodiversidade local e os impactos que a ação humana tem sobre os animais.

Taxidermia – O workshop no Parque das Águas destacou a importância do uso da taxidermia como instrumento de educação ambiental. Técnicos e guardas ambientais aprenderam sobre as diversas abordagens que podem ser feitas com o acervo móvel, incluindo a biologia das espécies e os principais desafios enfrentados pela fauna silvestre. Durante as aulas práticas, os participantes tiveram a oportunidade de explorar temas como o impacto das ações feitas pelo homem, como a atropelamentos de fauna e a caça ilegal.

“É uma oportunidade única de promover a conscientização ambiental de maneira acessível. Esses animais, que tiveram suas vidas interrompidas por causas trágicas, agora voltam como agentes de transformação, ensinando as futuras gerações sobre a importância da preservação”, comentou Rebeca Manso, assessora técnica do setor de áreas verdes da Secretaria.

Educação ambiental – A iniciativa vai além de uma exposição de animais taxidermizados. O objetivo principal é criar um projeto de educação ambiental, onde moradores, visitantes e estudantes possam ter acesso a informações sobre a fauna da Mata Atlântica e refletir sobre os impactos da vida urbana nos animais. Sensibilizar a comunidade local e os frequentadores do parque sobre questões ambientais é um passo fundamental para a construção de uma sociedade mais consciente e engajada na proteção da biodiversidade.

O acervo itinerante, que circulará por diferentes áreas da cidade, permitirá que a população conheça de perto espécies da fauna local, ao mesmo tempo em que absorve informações sobre como evitar que esses animais sejam vítimas de atividades humanas nocivas.

A partir do treinamento no Parque das Águas, os próximos meses serão marcados pela implementação das ações de educação ambiental nas escolas, eventos municipais e nas próprias Unidades de Conservação (UCs). A expectativa é de que, por meio do acervo itinerante, milhares de pessoas tenham a oportunidade de conhecer mais sobre a biodiversidade da região e se conscientizar sobre a importância da conservação ambiental.

 

 

Luauzinho traz mágica e incentivo a leitura pra criançada na Praia de Icaraí

O Luauzinho deste domingo, 13 de outubro, recebe Leandro, o Mágico, com o espetáculo ‘O Mágico Libertador de Livros’. A criançada terá uma tarde de muito ilusionismo, incentivo a leitura e brincadeiras.

 

Leandro o Mágico. Foto/Divulgação

Leandro apresenta um show de mágica, humor, ilusionismo e incentivo à leitura. Uma apresentação que magicamente começa antes mesmo do seu início, pois são propositadamente perdidos pelo mágico, antes e no local do espetáculo de 50 a 10 livros infantis de diferentes títulos e autores. Todos têm um pedido em comum, para que sejam lidos, depois novamente perdidos em algum local público para que outros também possam achar e ter a chance de desfrutar do prazer da leitura. E assim atuarem todos nesta legítima ação de libertação de livros.

SERVIÇO

Leandro, o Mágico | Luauzinho

Data: 13 de outubro

Horário: 16h

Local: Praia de Icaraí (na altura da rua Miguel de Frias)

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *