Clube do Choro

Clube do Choro. Foto/Divulgação

Clube do Choro de Niterói se apresenta na Sala Carlos Couto

O Circuito de Rodas de Choro de Niterói tem mais uma apresentação marcada para o dia 17 de  setembro (terça-feira). Nesta apresentação que acontece às 18h, na Sala Carlos Couto, o projeto recebe o Clube do Choro de Niterói.

 

Clube do Choro. Foto/Divulgação

Fundado em 28 de janeiro de 2013, o Clube do Choro de Niterói nasceu com a ideia de pesquisar, divulgar e preservar este que é considerado o primeiro gênero musical urbano do Brasil. Promoveu suas primeiras reuniões na Praça da Cantareira propiciando uma aproximação do choro com o público universitário da Universidade Federal Fluminense e o público em geral. O quarteto passa por compositores consagrados como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth e outros menos conhecidos do grande público, além de autores de outros gêneros da música brasileira. Produção executiva: Eduardo Jones.

O Clube do Choro é formado por  Paulinho do Bandolim (bandolim), Léo Fernandes (violão de 7 cordas), Phelipe Ornellas (cavaquinho) e Diogo Barreto (pandeiro).

Serviço

Clube do Choro de Niterói | Circuito de Rodas de Choro de Niterói

Data: Terça-feira, 17 de setembro de 2024

Horário: 18h

Ingressos: Gratuito

Classificação Indicativa: Livre

Local: Sala Carlos Couto – anexa ao Theatro Municipal de Niterói

End: Rua XV de Novembro, 35, Centro – Niterói

 

 

 

Pela primeira vez no auditório do Mac, o projeto Clássicos de Câmara apresenta o Trio Minuetto

 

O auditório do Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC recebe nesta quarta-feira, 18 de setembro, às 18h, o Trio Minuetto. A apresentação integra o projeto Clássicos de Câmara, da Fundação de Arte de Niterói – FAN,  e é gratuito.

“De origem francesa, o minueto é uma dança composta em compasso ternário (como as valsas) e caracterizada pela elegância e delicadeza dos movimentos”(Cadernos de Música, EBC Rádios).

 

Trio Minuetto. Foto/Divulgação

A formação instrumental constituída por dois violinos e viola revela possibilidades timbrísticas e estilísticas plurais e sonoridade ímpar. Enquanto o repertório para a clássica formação de quarteto de cordas se mostra rico em quantitativo de obras e destacado enquanto qualidade composicional, o trio resultante da ausência do violoncelo impõe aos executantes um dedicado trabalho de pesquisa e comissionamento de repertório. Surge, neste contexto, a proposta artística do Trio Minuetto ao explorar texturas muito particulares encerradas em distintas proposições de repertório, buscando alternativas criativas à consolidada literatura existente para quarteto de cordas.

Na formação em questão, a viola assume, na maior parte do tempo, a função da voz mais grave enquanto os dois violinos propõem uma bela fusão de timbres que destacam as matizes sonoras de cada instrumentista. O conjunto instrumental em questão permite adaptações de obras para formações que contemplam tessituras similares, em abordagens características do idiomatismo de um trio de cordas. Violino e viola caracterizam-se também pela perspectiva de sons múltiplos, ampliando o alcance harmônico vislumbrado para um trio de instrumentos caracteristicamente melódicos.

O Trio Minuetto tem por objetivos focais a difusão da música brasileira numa perspectiva camerística e original, bem como formação de plateia, orientada sobretudo por ações educativas e sociais.

Por meio de arranjos e adaptações, bem como comissionamento de novas obras musicais, o Trio busca fomentar a produção para o referido trio, revelando possibilidades artísticas diferenciadas, seja a compositores, arranjadores e instrumentistas interessadas por tal formação.

Constituem o Trio Minuetto os violinistas Thiago da Costa e Dalibor Svab e o violista Carlos Tavares, expoentes da nova geração de instrumentistas brasileiros, atuantes nas principais.

SERVIÇO

Trio Minuetto | Projeto Clássicos de Câmara

Data: 18 de setembro (quarta-feira)

Horário: 18h

Duração: 60 min

Classificação etária: Livre

GRATUITO

Local: Auditório do MAC

Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem – Niterói – RJ

 

 

Grupo Sons Brasil comemora 5 Anos no Municipal

 

O projeto Clássicos do Samba, do Theatro Municipal de Niterói, recebe na quarta-feira, 18 de setembro, às 19h, o grupo Sons Brasil, com seu show em comemoração aos cinco anos de trajetória.  O grupo, formado por músicos de Niterói, celebra a música brasileira com um repertório que inclui samba, MPB e forró, interpretando clássicos de grandes nomes e composições próprias.

 

Sons Brasil. Foto/Divulgação: Humberto Scisinio

A amizade e a admiração mútua fez nascer o Sons Brasil, grupo formado pelos músicos Bruno Barreto (voz e percussão), Daniel Scisinio (voz e cavaquinho), Leandro Saramago (voz e violão), Tiago do Bandolim (bandolim, violão tenor, guitarra baiana) e Rodrigo Reis (percussão). Músicos de Niterói, cidade com alta musicalidade e reveladora de talentos, Sons Brasil assim como o nome revela, traduz a sonoridade do nosso país.

A experiência musical de cada um trouxe autoridade para selecionarem um repertório com o melhor da música brasileira em sua riqueza de batuques, ritmos e melodias. O resultado é um show contagiante que prima pela execução precisa dos instrumentos aliada ao canto de Bruno Barreto, Daniel Scisinio e Leandro Saramago. Samba, MPB e forró estão presentes no show em composições de Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso, Ivan Lins, Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Paulinho da Viola, Wilson Moreira, além de outras músicas do próprio grupo.

Bruno Barreto é cantor, compositor e músico percussionista. Atualmente é vocalista do Grupo Semente, importante banda nascida na Lapa, integra a roda Samba da Gávea e mantém carreira solo, já tendo lançado um cd. Integrou a banda dos artistas Diogo Nogueira, Teresa Cristina, Léo Jaime, Sandra de Sá e Arranco de Varsóvia. Como compositor, foi vencedor do Festival Toca 2020 com uma música em parceria com Thiago da Serrinha e tem suas músicas gravadas por Diogo Nogueira, Hamilton de Holanda, Teresa Cristina, Aline Paes e Marina Íris.

Daniel Scisinio é cantor, compositor e músico cavaquinista. Ao longo de sua carreira lançou 2 CDs autorais, acompanhou grandes nomes da MPB, integrou o Grupo Unha de Gato, o qual excursionou em turnês internacionais e rendeu indicações em prêmios de música. Integrou durante 11 anos a importante roda de samba em Niterói, com o Grupo Candongueiro. Como compositor tem suas músicas gravadas por Marcos Sacramento, Moyseis Marques, Grupo Arruda, entre outros.

Leandro Saramago é músico, violonista, cantor, compositor, arranjador e produtor musical. Integrou o Grupo Unha de Gato, o qual excursionou em turnê na Polônia e obteve indicações em prêmios de música. Participou do musical Brasil Brasileiro em turnê pela Europa. Atuou com grandes nomes da MPB como Beth Carvalho, Zélia Duncan, Luiz Melodia, Dominguinhos, Martinho da Vila, Almir Guineto, Luiz Carlos da Vila dentre outros. Atualmente é músico do Jorge Aragão.

Tiago do Bandolim segue os passos do pai, Ronaldo do bandolim, um ícone do bandolim brasileiro, tocando com emoção e liberdade, faz parte de uma safra de músicos formada na lapa dos anos 2000, misturando em sua formação o choro tradicional e outras influências como baião, samba, tango e jazz, criando assim um estilo próprio de interpretação e improvisação. Participou de diversas gravações de CD’s de choro e samba, e dos DVD’s “Brasileirinho” sobre o choro no Rio de Janeiro e “Histórias de um João de Barro” com Bia Bedran, e “Geração Semente”. Participou também de Festivais de choro ao lado de grandes nomes do gênero, além de apresentações na Europa e Estados Unidos com os grupos de samba “unha de gato”, “pé de moleque”, e “Semente choro-jazz”. Em 2017 lançou seu primeiro álbum solo “De Soslaio” com as diferentes influências do choro.

Rodrigo Reis é músico e professor. Estudou e desenvolveu diversos projetos na área de educação musical infantil. Integrou o grupo “Só no Sapatinho”. Tocou e gravou com importantes nomes da música popular brasileira como Gilberto Gil, Wilson Moreira, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Ana Carolina, entre outros. Atualmente integra a banda de Moyseis Marques, Luiza Dionísio e Casuarina.

 

Serviço

Clássicos do Samba – Grupo Sons Brasil, 5 Anos

Data: Quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Horário: 19h

Entrada Gratuita

Retirada de 1 ingresso por pessoa na bilheteria, 1h antes do início do espetáculo.

Classificação indicativa: Livre

Duração: 80min

Local: Theatro Municipal de Niterói

End: Rua XV de Novembro, 35, Centro – Niterói

 

 

Biblioteca Parque promove oficina de criação literária com Sandra Ronca

A partir do dia 18 de setembro, às 14h30, a Biblioteca Parque de Niterói promove oficina gratuita de criação literária com a autora e ilustradora Sandra Ronca.

A oficina, a partir de elementos provocadores, busca desbloquear a escrita criativa e literária, visando brincar com palavras, sons, sentidos e múltiplas leituras, estimulando a observação do mundo e recursos geradores.

 

Sandra Ronca. Foto/Divulgação: Filippo Ronca Cavalcanti

Segundo Sandra Ronca, a oficina tem como objetivo “realizar criação artística livre de amarras e autocríticas, estimular o autoconhecimento, criatividade e ampliação de vocabulário, além de exercitar a escuta, a fala e o olhar para o outro e suas manifestações e ampliar o olhar por meio da empatia.”

As atividades serão práticas, com escrita estimulada a partir de elementos distintos a cada encontro, em grupo e individualmente, com compartilhamento de textos sobre o ofício de escrever e exploração de novos estilos e jogos de escrita.

Os encontros serão com a escritora e ilustradora de Literatura Infantil, Sandra Ronca,  formada em Comunicação Social e Arteterapia. Pós-graduada em Design e Ilustração, com mais de 40 livros publicados, sendo 12 como escritora. O humor e o lúdico estão presentes em seu trabalho. Ministra oficinas de Criação Literária, Ilustração, Projeto de Livro e palestras sobre Narrativa Visual.

A oficina é gratuita e com quatro encontros, nos dias 18 e 25 de setembro e 2 e 9 de outubro. As inscrições devem ser realizadas no formulário https://forms.gle/cCz396S7Gmz5eLEc8

SERVIÇO

Oficina de Criação Literária com Sandra Ronca

Datas: Quartas-feiras, 18 e 25 de setembro; 2 e 9 de outubro de 2024

Horário: 14h30

Oficina gratuita

Classificação indicativa: 12 anos

Local: Biblioteca Parque de Niterói

Endereço: Praça da República, s/n, Centro, Niterói

 

 

 

Curso gratuito sobre Cultura Asiática na Biblioteca Parque de Niterói

 

Na quinta-feira, 19 de setembro, às 14h, a Biblioteca Parque de Niterói promove o curso Vivendo Ásia em Niterói – Cultura e Arte Asiática, com os pesquisadores Daniela Mazur e Mateus do Nascimento.

Com encontros mensais, o curso consiste na apresentação de obras literárias e audiovisuais de origem asiática. O foco será nas obras e produções que sejam oriundas da Coréia do Sul (k-drama) e do Japão (dorama, animê e mangá), visto que esses dois países são os mais presentes no interesse brasileiro desde 1990 até atualmente.

 

Mateus e Daniela. Foto/Divulgação

Além de utilizar obras literárias, filmes e animações, o público participante poderá praticar artes asiáticas como haikai, tai chi chuan, caligrafia asiática e noções do idioma (japonês e coreano) por meio delas, sob orientação dos professores.

O curso é realizado pelos professores Daniela Mazur e Mateus do Nascimento. Mazur é doutora em Comunicação e professora substituta do Departamento de Estudos de Mídia da UFF, onde integra o INCT Disputas e Soberanias em Comunicação, coordena o Série Club e é associada ao Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea, o MidiAsia. Nascimento é doutorando em História pela UFF e pesquisador associado do Centro de Estudos Asiáticos e do Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea, o MidiAsia — ambos sediados na UFF. 

SERVIÇO

Curso Vivendo Ásia em Niterói – Cultura e Arte Asiática com Daniela Mazur e Mateus do Nascimento

Data: Quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Horário: 14h

Atividade gratuita

Classificação indicativa: 16 anos

Local: Biblioteca Parque de Niterói

Endereço: Praça da República, s/n, Centro, Niterói

 

 

Biblioteca Parque de Niterói oferece oficina de Lettering Literário

 

Inicia na sexta-feira, 20 de setembro, às 14h, a oficina gratuita Lettering Literário, promovida pela Biblioteca Parque de Niterói, com a artista Carolina Mattos. 

Foto/Divulgação: Ana Carolina Mattos

Foto/Divulgação 

 

Com encontros mensais, a oficina de Lettering Literário é voltada para pessoas de todas as idades interessadas no aprendizado de fontes e técnicas do Lettering, a arte de desenhar as letras, com foco em frases literárias escolhidas pelos alunos.

 

Alguns tópicos abordados na oficina serão a técnica do Brush Lettering, reprodução em superfícies diversas (como em madeiras, mdf, panos de prato), além da escolha de fontes, letras e diferentes estilos.

 

Os alunos ainda terão dicas de como compor a arte do Lettering com desenhos simples e buscar referências, além de produzirem de maneira prática, com projeto final individual em papel, mdf ou tecido.

 

Os encontros serão realizados pela professora e artista Carolina Mattos. Criativa desde a infância, é graduada em Serviço Social, com MBA em Gestão Empreendedora pela Universidade Federal Fluminense (UFF), realiza oficinas de arte, pinturas em parede, madeiras, muros, entre outras superfícies.

 

A oficina é gratuita e com classificação indicativa livre. Para mais informações e inscrições acesse o formulário: https://forms.gle/phhGP4QgC5LnttH49 

 

Oficina Lettering Literário com Carolina Mattos

Sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Horário: 14h

Biblioteca Parque de Niterói 

Praça da República, s/n, Centro, Niterói

Atividade gratuita

Classificação indicativa: Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *