Biblioteca Parque de Niterói celebra cultura popular com cordel e forró
Celebrando o mês da cultura popular, a Biblioteca Parque de Niterói promove no sábado, 10 de agosto, às 10h30, o Encontro da Cultura Popular, com apresentação do Forró da Tay e bate papo sobre literatura de cordel, com Maria Julião.
Taynara Sales apresenta o Forró da Tay, com músicas que contam a história do povo nordestino, compostas por artistas que descrevem em suas letras as suas belezas e as suas dores, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Gilberto Gil, Anastácia, dentre outros.
A artista nasceu em Itapipoca, Ceará, e veio para Niterói com 2 anos de idade. Aos 8 anos conheceu o Espaço Cultural da Grota e iniciou sua vida musical fazendo aulas de flauta doce. Atualmente é graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bacharel em viola na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
No encontro, a arte do cordel será apresentada pela contadora de história, escritora, poeta e cordelista Maria Julião. A autora apresentará a importância dessa literatura para a formação identitária do Brasil, especialmente, do nordeste. Além de apresentar as origens e características das obras, Julião promoverá uma oficina e a leitura de algumas poesias do gênero.
A professora cearense Maria Julião dos Reis leciona Língua Portuguesa no município de Niterói. É graduada em Letras e pós-graduada em Leitura e Produção de Textos pela Universidade Federal Fluminense. Tem publicado os livros Lu Linguaruda, No reino de Anizoama e os folhetos de cordel No reino de Anizoama, A festa do céu e A colmeia Girassol.
SERVIÇO
Encontros de Cultura Popular apresenta:
Show de Forró da Tay e Conversando Sobre Cordel com Maria Julião
Data: Sábado, 10 de agosto de 2024
Horário: 10h30
Entrada Gratuita
Classificação etária: livre
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, s/n, Centro, Niterói
Autora Mônica Martins lança livro na Biblioteca Parque de Niterói
No sábado, 10 de agosto, às 10h30, a escritora Mônica Martins lança o livro O Museu do Ipiranga, na Biblioteca Parque de Niterói.
No livro, a turma do Sítio do Pica-pau Amarelo, guiada pelo sábio Visconde de Sabugosa, visita o Museu do Ipiranga para conhecer a rica história da instituição paulista.
Através da leitura Ninguém vai perder os bailes com os personagens de época e todos vão querer conhecer a história da bela construção contada pelo Visconde de Sabugosa. Plantado numa colina de ventos uivantes, o atual Museu se encontrava nas terras do pai da famosa Marquesa de Santos.
Bem que José Bonifácio quis plantar ali um memorial pelo famoso “Grito do Ipiranga”, mas, sem sucesso. A princípio, o Museu foi um estabelecimento onde se ensinavam ciências físicas, naturais e matemáticas. A Casa do Grito representa o local onde D. Pedro decidiu separar o Brasil de Portugal. Os jardins franceses convidam a passeios. Seu tesouro? Mais de duzentos mil peças entre carruagens, armaduras, vestidos de festa, mechas de cabelo da Marquesa de Santos além de uma maquete que mostra como era São Paulo em 1841: um vilarejo de casinhas brancas atravessado por rios.
Ilustrada por Felipe Campos, a obra de Mônica conta com uma narrativa delicada e criativa que nos apresenta o passado pelo olhar dos mais queridos personagens da ficção infantil.
A autora Mônica Martins é especialista em Literatura Infantil e Juvenil e editora da MoMa, além de idealizadora do Espaço de Leitura Tatiana Belinky e do Projeto Quarta Khapa, ambos em Niterói.
SERVIÇO
Lançamento do livro O Museu do Ipiranga, de Mônica Martins.
Data: Sábado, 10 de agosto de 2024
Horário: 10h30
Entrada Gratuita
Classificação etária: livre
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, s/n, Centro, Niterói
Musical A Família Addams chega ao Theatro Municipal de Niterói
A família mais macabra da história chega ao Theatro Municipal nos dias 09, 10 e 11 de agosto, com o musical A FAMÍLIA ADDAMS, da Cia JUKAH de Teatro.
SINOPSE
Os Addams se reúnem mais uma vez para o Halloween, ocasião em que celebram a morte de uma alma e o nascimento de outra. No entanto, a morte de Vovó Addams não é bem recebida pelo seu espírito, que resolve possuir o próprio corpo sem vida ao invés de seguir os ancestrais. A família decide fazer o ritual de passagem no natal, com todos os ancestrais, mas Wandinha confessa estar apaixonada por um garoto normal e quer levá-lo para jantar com a Família Addams, sem sequer imaginar que ele é filho do corretor que planeja expulsar os Addams do bairro para embelezar e valorizar a região.
A CIA JUKAH DE TEATRO
A Cia JUKAH de Teatro enquanto companhia teatral privilegia as vivências e experimentações teatrais conjuntas. Fundada em 2009 em Niterói/RJ, é composta por mais de 20 artistas empreendedores do teatro. Com produções nos mais diversos ramos teatrais, indo do drama à comédia e aos musicais, sejam eles infantis ou adultos, o grupo é totalmente independente, sendo o mesmo responsável por todas as etapas da produção do espetáculo, das vozes exuberantes até o cenário e figurinos, bem como todo o necessário à sua realização. Os últimos anos tem sido de intensa pesquisa e imersão no mundo dos infanto juvenis, buscando ressignificar o s padrões da literatura teatral infantil, transformando os em um gênero sem predefinições, onde a estética fantástica e detalhista atrai não somente os jovens e as crianças, mas também os adultos. No ano de 2012, através do seu fundador e coordenador geral , Diego Ramos, o grupo foi semifinalista do Concurso Veja e Fundação Estudar Jovens Inspiradores, que buscava ideias transformadoras da realidade sociopolítica econômica. A missão da Cia é expandir o alcance teatral e estimular e propagar a prática das artes cênicas na educação social. A Cia acredita que através do seu trabalho pode impactar na postura das pessoas diante do mundo, tornando as mais sensíveis a tudo que as rodeia. Este ano a Cia completa 15 anos de intensa atuação na cidade de Niterói estendendo-se para outras regiões do estado do Rio de Janeiro e outras cidades do Brasil.
FICHA TÉCNICA
Produção: Cia JUKAH de Teatro
Texto e Adaptação: Nicolle Guenther, Diego Ramos e Filipe Vigo
Direção: Diego Ramos
Direção Musical: Juliana Rosario
Cenografia: Diego Ramos e Itaiara Lago
Figurinos: Cia JUKAH de Teatro
Coreografias: Elba Cecília e Robson Alves
Iluminação: Raphael Grampola
ELENCO FAMÍLIA ADDAMS:
Gomez: Rafael Diniz
Morticia: Nicolle Guenther
Wandinha: Tayssa Marques
Feioso: Lívia Barros
Tio Fester: Calil Lago
Vovó: Mayhara Sheylla
Tropeço: Márcio Rebeque
Mãozinha: Lucas Loureiro
Primo Itt: Diego Ramos
FAMÍLIA BEINEKE:
Mal: Beatriz Siqueira
Alice: Elba Cecília
Lucas: Patrick Tondella
Cadu: Pedro Pietrucci
ANCESTRAIS:
Robson Alves
Ramon Luís
Larissa Kitzinger
Lucca Soriano
Amanda Autran
Malu Lima
Naiara Sanabio
Kesley Paubel
Pedro Pimenta
Juliéte Givigier
SERVIÇO
A Família Addams – O Musical | Cia JUKAH de Teatro
Datas: 09 a 11 (sexta a domingo)
Horário: 20h (sexta) e 19h (sábado e domingo)
Duração: 120 min
Classificação etária: 12 anos
Ingresso: R$ 80
Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói.
Os Saltimbancos em curta temporada no Municipal de Niterói
O grande espetáculo musical infantil intitulado “Os Saltimbancos”, apresentado pela Cia JUKAH de Teatro, faz curta temporada nos dias 10 e 11 de agosto, no Theatro Municipal de Niterói . A peça leva o público a se encantar com as belezas da selva pela Música Popular Brasileira, no auge de sua resistência, em meio a ditadura animal. Neste momento, os bichos, consumidos pelo mal, perdem o direito de falar e pior, perdem a esperança de lutarem por uma vida melhor. Porém, mesmo descrentes, perdidos e confusos os Animais, juntos, apesar de suas diferenças, sonham mudar o mundo através das suas amizades e das artes.
“Os Saltimbancos” leva as crianças e o público a refletir sobre a importância da preservação de nossa fauna e flora, discute a beleza da diversidade. Demonstra a importância da arte como força transformadora e a resistência como mecanismo do sucesso. Demonstra ainda o valor do trabalho para conseguir chegar aos próprios objetivos, e jamais desistir de seus sonhos. Através de muita música e animação, de forma leve e descontraída, a história destes queridos quatro animais, mostrará os verdadeiros valores que as pessoas precisam para serem livres, amorosos e felizes.
Sobre a Cia JUKAH de Teatro
A Cia JUKAH de Teatro enquanto companhia teatral privilegia as vivências experimentações teatrais conjuntas. Fundada em 2009 em Niterói/RJ, é composta por mais de 20 artistas empreendedores do teatro. Com produções nos mais diversos ramos teatrais, indo do drama à comédia e aos musicais, sejam eles infantis ou adultos, o grupo é totalmente independente, sendo o mesmo responsável por todas as etapas da produção do espetáculo, das vozes exuberantes até o cenário e figurinos, bem como todo o necessário à sua realização. Os últimos anos tem sido de intensa pesquisa e imersão no mundo dos infanto juvenis, buscando ressignificar o s padrões da literatura teatral infantil, transformando os em um gênero sem predefinições, onde a estética fantástica e detalhista atrai não somente os jovens e as crianças, mas também os adultos. No ano de 2012, através do seu fundador e coordenador geral , Diego Ramos, o grupo foi semifinalista do Concurso Veja e Fundação Estudar Jovens Inspiradores, que buscava ideias transformadoras da realidade sociopolítica econômica. A missão da Cia é expandir o alcance teatral e estimular e propagar a prática das artes cênicas na educação social. A Cia acredita que através do seu trabalho pode impactar na postura das pessoas diante do mundo, tornando as mais sensíveis a tudo que as rodeia. Este ano a Cia completa 15 anos de intensa atuação na cidade de Niterói estendendo-se para outras regiões do estado do Rio de Janeiro e outras cidades do Brasil.
Ficha Técnica
Produção: Cia JUKAH de Teatro
Texto Original: Chico Buarque de Holanda
Direção: Diego Ramos
Cenografia: Diego Ramos e Itaiara Lago
Figurinos: Cia JUKAH de Teatro
Iluminação: Raphael Grampola
Elenco
Burro: Patrick Tondella
Cachorro: Diego Ramos
Galinha: Juliéte Givigier
Gata: Juliana Rosario
Ensemble
Atores e bailarinos Cia JUKAH de Teatro
SERVIÇO
Os Saltimbancos | Cia JUKAH de Teatro
Datas: 10 e 11 (sábado e domingo)
Horário: 16h
Duração: 50 min
Classificação etária: livre
Ingresso: R$ 80
Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói.