Na premiação Capixaba os vencedores foram de Colatina, Ibatiba, Vitória, Cariacica, Vila Velha, Serra, Santa Maria de Jetibá e Laranja da Terra
A Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, antigo Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, entidade cultural sem fins lucrativos de divulgação da Trova e da Poesia em geral e que há 43 anos realiza atividades Culturais no Espírito Santo e no Brasil apresenta o Resultado do seu CONCURSO DE POESIA E TROVAS 2023, cuja a premiação conforme consta do Edital de regulamento é: “troféus para os três primeiros colocados em cada categoria. O quarto e quinto classificados, em cada categoria: Medalhas. O do Sexto ao Décimo (bem como as Menções Honrosas): Será concedido Diploma”. A premiação ocorrerá durante o XX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores a ser realizado no período de 06 a 09 de JULHO de 2023, no Balneário de Barra do Jucu, no Município de Vila Velha, com a previsão da presença na Cidade de Escritores, Poetas e Trovadores de diversas Cidades Brasileiras.
A solenidade oficial de entrega da premiação será no dia 08 de julho, terceiro dia do Congresso, com início às 18 horas, no local do evento, Escola UMEF Tuffy Nader, rua Antônio Fonseca, S/N, Barra do Jucu, Vila Velha, ES. Foram recebidas um total de 743 trabalhos enviados para os e-mails da ACLAPTCTC, inclusive alguns para os e-mails da presidência e Secretaria Geral, sendo realizada uma prévia seleção, com desclassificação de alguns por não estarem dentro do regulamento do Concurso e, eliminando-se os de notas cujo total foram inferiores a cinco, restando ao final 180 trabalhos.
A Comissão Julgadora foi composta de cinco pessoas, sendo presidida pela Professora Déa Barbosa Aguiar que após minuciosa análise das poesias e Trovas apresentadas restou classificar os trabalhos abaixo relacionados. Conforme consta do Edital/Regulamento, a Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, antigo CTC Clube dos Trovadores Capixabas não se responsabilizará por quaisquer despesas de locomoção e/ou hospedagem dos classificados para o recebimento dos prêmios e as decisões da Comissão Julgadora são definitivas e irrecorríveis.
CONCURSO DE POESIAS
NACIONAL. (Textos de autores não residentes no Estado do Espírito Santo):
1º Lugar: Elvira Glória Drummond Miranda, Joaquim Távora, Fortaleza, Ceará, com a Poesia “No Espelho”; 2º Lugar: Adelgício Ribeiro de Paula, Franco da Rocha, São Paulo, com a Poesia “Muitas Marias com outros nomes”; 3º Lugar: Lígia Helena Pinheiro Carvalho, São Gonçalo, Rio de Janeiro, com a Poesia “Ser Mulher”; 4º Lugar: Fernando Máximo, Avis, Portugal; 5º Lugar: Marcus José do Nascimento e Silva, Maranguape, Ceará; 6º Lugar: Edmilson Sanches, Caxias, Maranhão; 7º Lugar: Gianetti Lopes Pereira, Nova Lima, MG; 8º Lugar: Antônio José de Araújo, Chicago, Illinois, Estados Unidos; 9º Lugar: José Olívio Paranhos Lima, Alagoinhas, Bahia; 10º Lugar: Carlos Alberto de Assis Cavalcante, Arcoverde, Pernambuco.
MENÇÕES HONROSAS, (Pela qualidade dos Poemas, a Comissão Julgadora entendeu por bem estabelecer uma Categoria Especial com direito a premiação com Diploma).
Menções Honrosas para as Poesias dos Poetas: Erivan Santana, Teixeira de Freitas, Bahia; Márcia Jaber de Barros Moreira, Juiz de Fora, MG; Dalva Frahlich, São Gonçalo, Rio de Janeiro; Joel Francisco Souza Batista, Santarém, Pará; MIFORI, São José dos Campos, SP; Luiza Fillus, Irati, Paraná; Geraldo Trombin, Americana, São Paulo; José Gomes da Silva, Sumaré, São Paulo.
ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. (Em razão da grande quantidade de Textos de Capixabas, a Comissão Julgadora entendeu por bem estabelecer uma Premiação Especial para os residentes no Estado do Espírito Santo):
1º Lugar: Jacimar Berti Botti, São Silvano, Colatina, ES, com o Poema “A beleza da Mulher”; 2° Lugar: Genival Silva de Souza, Ibatiba, ES, com a Poesia “Criação Divina”; 3º Lugar: Fabiane Silva Costa, Praia de Santa Helena, Vitória, ES, com a Poesia, “Lilith”; 4º Lugar: José Roberto de Oliveira, Praia do Canto, Vitória, ES; 5º Lugar; Anacleto Rodrigues da Silva, Jardim da Penha, Vitória, ES; 6º Lugar: Sandra Lúcia de Souza Santos, Vale Encantado, Vila Velha, ES; 7º Lugar: Kássio Barreiros Paiva, Bairro República, Vitória, ES; 8º Lugar: Marinalha de Jesus Chamone, Coqueiral de Itaparica, Vila Velha, ES; 9º Lugar: Margareth Gonçalves Pederzini, Ibes, Vila Velha, ES; 10º Lugar: Lenaldo Ferreira (Aldo Veranato), Guarapari, ES;
MENÇÕES HONROSAS, (Pela qualidade dos Poemas, a Comissão Julgadora entendeu por bem estabelecer uma Categoria Especial com direito a premiação com Diploma).
Menções Honrosas para as Poesias dos Poetas: André Luis Soares, Praia do Morro, Guarapari, ES; José Renato Coan, Laranja da Terra, ES; Marcos Bubach, Santo André, Cariacica, ES; Fabíola Vasconcellos Patta Sampaio, Praia das Gaivotas, Vila Velha, ES; Victor Souza Pinto, Vale Encantado, Vila Velha, ES; Maria Aparecida de Jesus Santos, Jardim Limoeiro, Serra, ES; Vinicius Viana, André Carlone, Serra, ES; Amélia Schultz Zager, Santa Maria de Jetibá, ES; Emílio Soares da Costa, Praia do Canto, Vitória, ES; Edilson Celestino Ferreira, Centro, Marataízes, ES; Elaine dos Santos de Araújo (Elaine Sohelo), Itapemirim, Cariacica, ES; Lucas Albani Rosa, Praia da Costa, Vila Velha, ES; Dora Martins Cypreste, Santa Clara, Centro, Vitória, ES.
A Diretoria da ACLAPTCTC e, de modo Especial o Presidente Clério José Borges e o Secretário Geral, João Roberto Vasco Gonçalves agradecem a confiança e participação de todos. Muito obrigado. Os agradecimentos são também de modo Especial, a Professora Déa Barbosa Aguiar, residente no Bairro Eurico Salles, que convidada para dar notas e presidir uma Comissão Julgadora, prontamente atendeu a solicitação, em razão da Professora Maria Delboni, Julgadora Oficial da ACLAPTCTC encontrar-se no Estado de Minas Gerais.
DETALHES DO JULGAMENTO E AS POESIAS CLASSIFICADAS EM PRIMEIRO LUGAR, ESTARÃO APÓS O DIA 10/06/2023, NO WEB SITE: https;//clerioborges.com.br