A presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputada Dani Monteiro (PSol), receberá, nesta terça-feira (15/02), os representantes das Comissões de Direitos Humanos do Senado, senador Humberto Costa (PT), e da Câmara Federal, deputado Carlos Veras (PT), para discutir os desdobramentos do caso Moïse Kabagambe, refugiado congolês espancado até a morte na orla da praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O crime ocorreu na noite do dia 24 de janeiro. A deputada dará entrevista à imprensa, às 10h, em seu gabinete – sala 506 da sede da Alerj, que fica na Rua da Ajuda, 5, Centro.
A comitiva do Congresso está no Rio de Janeiro para avaliar a situação dos refugiados congoleses no Brasil, especificamente, em território fluminense.
“Estamos fazendo um esforço conjunto para garantir uma apuração rigorosa e célere que dê respostas à família de Moïse e também à sociedade brasileira. A Alerj, a Câmara e o Senado, a partir das suas respectivas Comissões de Defesa dos Direitos Humanos, têm muito a contribuir para que os imigrantes, independentemente da sua cor ou da sua origem, encontrem abrigo, respeito e esperança em nosso país. E vamos usar todos os mecanismos legais para que o racismo estrutural e a xenofobia deixem de ser essa chaga que carregamos há séculos”, afirma a deputada Dani Monteiro.