unnamed (71)

Foto/Divulgação: Alerj

A Comissão de Saneamento Ambiental, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pelo deputado Jari Oliveira (PSB), realizou fiscalização conjunta com a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico (Agenersa) para averiguar a falta de abastecimento de água em bairros de Belford Roxo, como Vila do Ipê, Parque Roseiral, Itaiupu, entre outros. Os bairros são abastecidos pela Águas do Rio por meio do Sistema Acari por meio de cinco represas.

Diante da constatação desse problema, a Comissão da Alerj irá solicitar à concessionária o relatório de todos os hidrômetros e dos respectivos consumos das residências dos bairros que estão sofrendo com falta d’água.

“É inadmissível a população sofrer com falta d’água. Em caso, por exemplo, de estiagem, a concessionária tem que dar outras soluções, como o abastecimento por carro-pipa. Vamos realizar uma audiência extraordinária da Comissão e cobrar providências da Águas do Rio e da Agenersa”, disse Jari.

De acordo com o parlamentar, há relatos de moradores da Rua Nubia, na Vila do Ipê, de que estão há dois meses sem água. “A população tem o direito de acesso a água. E o pior é que a conta está chegando todo mês. Os moradores pagam e não tem o abastecimento do serviço”, destacou o deputado.

A concessionária Águas do Rio, por sua vez, justifica que a estiagem vem prejudicando a captação de água em represas que abastecem alguns municípios da Baixada Fluminense.

Os moradores com problemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário podem entrar em contato com a Comissão da Alerj de Saneamento Ambiental pelo telefone 0800.282.8815 e/ou pelo e-mail saneamentoambiental@alerj.rj.gov.br.

Fonte: Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *