
Foto/Divulgação: Albert Andrade
WTR Floresta da Tijuca apresentada pela SH reuniu 1.400 participantes em uma das maiores florestas urbanas do mundo
Atletas das três distâncias elogiaram os percursos técnicos em meio a trilhas desafiadoras do Parque Nacional da Tijuca (RJ)
Vencedores foram Sandra Martins e Jorge Montenegro (Short 6km), Carla de Mello e Bruno Esteves (Mid 13km) e Beatriz Fernandes e Eduardo de Brito (Long 21km)
A WTR Floresta da Tijuca apresentada pela SH abriu em grande estilo, neste sábado, a temporada 2025 da World Trail Races. Aproximadamente 1.400 atletas de Trail Run estiveram no Parque Nacional da Tijuca, localizado no coração do Rio de Janeiro, para a segunda edição da prova, que contou com 40% a mais de inscritos, em relação ao ano anterior. Em sua 11ª temporada, umas das maiores ligas de esportes de montanha do país entregou uma etapa repleta de desafios nas trilhas imersas na Mata Atlântica, com descidas técnicas e desnível positivo com mais de 1.450 metros que agradaram em cheio os atletas das três distâncias: Short 6km, Mid 13km, Long 21km. “Essa etapa dentro do Parque Nacional da Floresta da Tijuca é um grande desafio logístico e técnico, pois fazemos o evento no local de treinos dos cariocas! Cada detalhe, desde a marcação das trilhas, a harmonia entre todos os usuários do Parque, até a experiência dos atletas na Arena WTR, é planejado para garantir uma prova segura, imersiva e inesquecível”, ressalta Rodrigo Isaac, diretor da WTR e sócio-diretor da Speed Eventos Esportivos. “Trabalhar em um ambiente tão rico e histórico exige respeito, e nossa missão é equilibrar a adrenalina da competição com a preservação desse patrimônio natural. Encerramos a etapa com um ótimo feedback dos atletas, tanto em relação ao percurso, como ao staff e sinalização”, completa. A etapa, que conecta a cidade à montanha, contou com toda a estrutura de segurança já conhecida pelos atletas da WTR, pontos de apoio e sinalização que proporcionaram, mais uma vez, uma experiência marcante e com visuais deslumbrantes, que impressionou sobretudo estreantes no Trail Run, como Fernanda Pereira (@a.fernanda.pereira), influenciadora e atleta convidada que competiu na Short 6km. “Completamente apaixonada por essa prova. Estou impressionada com o quanto as pessoas se ajudam durante a trilha. Quando percebem que você está com dificuldade, sempre tem alguém por perto. Estou em êxtase, nunca vivi nada parecido, todo mundo precisa participar de uma prova da WTR para renovar as energias. Me diverti muito hoje, foi surreal”, conta. Em sua segunda prova da WTR, Júlia Giannella, a atleta mais conhecida como @jumamutee nas redes sociais elogia: “Já quero essa etapa da WTR Floresta da Tijuca no ano que vem de novo! Aqui é adrenalina pura. Não tem igual. Você pode gostar de correr, mas a trilha você ama. WTR, você tem meu coração. Foi bom demais e sai completamente realizada nesta prova”. Ju fechou a prova em terceiro no pódio da categoria 18 a 29 anos, da Short 6km.
Vencedores da 1ª etapa da temporada – A primeira etapa de Trail Run da temporada, que pontua para o Ranking WTR com 7,5 mil pontos, testou os limites dos atletas. Os seis vencedores, deste sábado, já iniciam o ano com uma boa vantagem. Na Short 6km os vencedores Sandra Martins e Jorge Montenegro repetiram a proeza da primeira edição da WTR Floresta da Tijuca apresentada pela SH e levaram a melhor mais uma vez. Sandra completou em 30min22min05seg, seguida por Iris Ribeiro do Nascimento, Renata Lopes, Ana Beatriz Vieira e em quinto Carolina Tepedino. No masculino, Jorge Montenegro, do Squad WTR, foi o mais rápido com 23min36seg, com Gabriel de Oliveira, André Lima, Leonardo Muniz e Roberto Brum Cairus completando o pódio.
“Abrindo o calendário da WTR em primeiro lugar. Hoje corri com muita garra e força para tentar bater o meu tempo do ano passado. O percurso foi bem técnico, com muita pedra e raiz, do jeito que a gente gosta. É uma sensação de dever cumprido. Me sinto feliz e em casa aqui”, afirma Sandra Martins, bicampeã da WTR Floresta da Tijuca na Short. Já no Mid 13km, a vitória ficou com Carla Guimarães de Melo (1h34min06seg). Em segundo lugar no pódio Carolina Cairus, seguida por Mara Costa de Souza, Roberta Livia Teixeira e Isadora de Carvalho Reis. No masculino quem completou o percurso em primeiro foi Bruno Bulle Costa Esteves (1h08min34seg), seguido de Wemerson dos Santos Barreto, Rodrigo de Souza Oliveira, Vitor dos Passos Vieira e Lucas Ribeiro Cilento. No percurso mais longo da etapa, com 21km, Beatriz Fernandes (2h34min20seg) conquistou o lugar mais alto do pódio, seguida de Lara Vieira Constâncio Mota, Maria Cecília Brandão Reis, Maria Fernanda Fernandes da Silva, Juliana Fernandes Ennes. Já no masculino, o multicampeão da WTR Eduardo de Brito Ramos foi o mais rápido com 1h52min10seg, seguido por Edivaldo de Souza Ferreira, João Accioly, Chico Santos e Juan Fernando Cordon. Os vencedores da Long comemoraram a conquista. “Percurso bem marcado. No quintal de casa é sempre bom a gente correr. WTR sempre de parabéns, cada vez melhor. E tenho certeza que as próximas etapas serão tão lindas quanto essa. Estarei lá”, destaca Beatriz Fernandes. “Primeira vez que corro aqui na Tijuca. Sou multicampeão da WTR, tenho mais de 60 títulos de primeira colocação em provas da liga. Percurso bem desafiador, com bastante subida. Mas vim bem treinado, consegui subir praticamente todos os morros. Consegui mais uma vez a primeira colocação”, festeja Eduardo de Brito.
Arena WTR e legado – Como já é tradição na WTR, há 11 anos os organizadores têm a preocupação em oferecer aos participantes e seus familiares, assim como o público em geral, entretenimento e ativações. Montado no estacionamento do Jardim Botânico, a Arena WTR contou com shows de pop, rock e MPB, massagem gratuita, recovery e crioterapia para os atletas. Nos estandes dos patrocinadores aconteceram degustação do iogurte Yorgus, gel da Mombora, picolé Sol & Neve, além do lançamento da coleção 2025 da WTR Store. A SH, apresentadora da etapa, que tem sede no Rio de Janeiro, levou um time de colaboradores para prestigiar a prova, reforçando o compromisso da empresa com os cuidados com a saúde, valorizando as atividades físicas e também a preservação da natureza. Outra patrocinadora, a PRIO, também esteve presente com ações de integração. Além da participação dos colaboradores, sete jovens do projeto Rede Cruzada participaram da montagem e produção do evento, juntamente com o staff da WTR, e vivenciaram uma experiência única no mundo dos eventos. “A WTR sempre foi mais do que uma corrida – é uma jornada de conexão entre pessoas, natureza e superação. E nada melhor do que iniciar a temporada de 2025 em um dos cenários mais icônicos do Brasil: a Floresta da Tijuca. Esse palco histórico e desafiador reflete a essência do nosso circuito, onde cada trilha conta uma história e cada atleta se torna parte dela. Estamos prontos para proporcionar uma experiência inesquecível na temporada, respeitando o meio ambiente e celebrando o espírito do esporte outdoor”, ressalta Gabriela Correa, head de marca da WTR. Além de fomentar a prática de esportes outdoor, a liga promove ações socioeducativas e de sustentabilidade, que deixam um legado positivo para a comunidade, compartilhando o compromisso da WTR com hábitos e comportamentos que fazem a diferença por onde passa, como a redução na geração de resíduos, evitando o uso de copos descartáveis, coleta e separação de resíduos, igualdade de gênero e combate ao assédio, doações de materiais/equipamentos e roupas esportivas, entre outras ações. A WTR se tornou o primeiro evento outdoor do Brasil a conquistar o selo Lixo Zero em 2024, com as etapas WTR Floresta da Tijuca e WTR Serra do Mar, e o segundo evento esportivo do país a receber o título. A certificação, concedida a eventos que desviem pelo menos 90% dos resíduos gerados dos aterros sanitários, segue como meta para todas as etapas realizadas pela liga. Esse pioneirismo na certificação rendeu à WTR o Prêmio Lixo Zero, na categoria eventos, englobando não só eventos esportivos, mas eventos em geral. A liga foi, ainda, finalista no Prêmio PRESE 2024, Prêmio de Responsabilidade Social do Setor de Eventos da ABRAPE (Associação Brasileira de Produtores de Eventos), que valoriza e incentiva ações de responsabilidade social e iniciativas ESG no segmento de eventos. A próxima parada da WTR será em Minas Gerais, nos dias 12 e 13 de abril. A WTR Nova Lima terá provas de Trail Run, Mountain Bike, Duathlon e Kids Race. A WTR Floresta da Tijuca é apresentada pela SH e tem patrocínio da Vivo, The North Face, Ford, Oggi Bikes e Prio. Apoio da Mombora, Vono, My Safe Sport e Yorgus. Foto oficial Foco Radical. Realização e promoção 213 Sports, vertical de esportes da V3A, Speed Eventos Esportivos e AEESB (Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil). A etapa tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Resultados WTR Floresta da Tijuca apresentada pela SH (Trail Run) – 22/3 Short 6km (feminino) Short 6km (masculino) Mid 13km (feminino) Mid 13km (masculino) Long 21km (feminino) Long 21km (masculino) Calendário 2025:
Sobre a SH – Com 55 anos de mercado e milhares de obras atendidas, a SH, empresa brasileira desenvolvedora de soluções inovadoras para o setor de construção civil, é especializada em locação de equipamentos de engenharia para estruturas, entre sistemas de fôrmas, andaimes e escoramentos metálicos. Além disso, fabrica o Lumiform® SH, solução para paredes de concreto, composta por painéis de aço e alumínio, duráveis e leves, e que permitem economia de tempo e de custo na construção. Com fábrica própria e dona da mais ampla rede de distribuição do Brasil, além de ter presença na América Latina, a SH conta com 11 unidades no Brasil e uma no Paraguai. A empresa apoia diversas instituições sem fins lucrativos, transformando vidas por meio do esporte, tecnologia e cultura. A SH possui um compromisso com a sustentabilidade, visto que os materiais utilizados em seus produtos são de aço e alumínio, em substituição às fôrmas de madeira, além de serem feitos para locação e reutilização. Sobre a 213 Sports – Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu no ano de 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde como vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 70 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, SLS Super Crown World Championship, entre outros. Sobre a Speed Eventos Esportivos – A empresa surgiu em 2008, através de seus sócios Rodrigo Isaac e Francisco Serra, ambos profissionais de Educação Física que idealizaram inicialmente uma equipe de corrida com o objetivo do fomento e ensino da prática de corrida para alunos e atletas de alto rendimento. O trabalho evoluiu para o segmento corporativo onde já atenderam clientes como: Petrobras, Shell, Ipiranga, Eletrobrás, Cepel, Furnas, Club Med, Hoya, entre outras. Ao longo desses anos elaboraram e desenharam eventos esportivos personalizados e alguns proprietários. Em corrida de rua organizaram a New Balance 15K Rio, Meia Maratona de Cabo Frio, Corrida do Samba, Corrida de Prevenção ao Câncer de Mama, Fun and Run, entre outras. No comando da Speed Eventos Esportivos adquiriram grande know-how técnico em diversos esportes, com especialização em corridas de rua, corridas de montanha e mountain bike. Desde 2012 trabalham na organização de eventos de Trail Run e, dois anos depois, lançaram a WTR (World Trail Run), que em 2022 se uniu a Camelbak Mountain Race em sociedade com a 213 Sports, criando assim a melhor experiência em provas de montanha, a Liga WTR (World Trail Races). Sobre a AEESB – Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB) foi fundada em 2014 e, ao longo dos anos, desenvolveu inúmeras ações educacionais, esportivas e sociais. Dentre elas, a gestão e participação na Superliga com o Montes Claros América Vôlei, uma das equipes com maior longevidade na elite do voleibol brasileiro. Além disso, realizou dois Campeonatos Sul-Americanos de Vôlei (2017 e 2018), competição que define o representante do continente no mundial, com a participação de equipes de oito países, em cada edição, em Montes Claros (MG). Realizou, também, amistosos internacionais da Seleção Brasileira na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Neste ínterim, atendeu mais de 10 mil pessoas através de projetos sociais, de esporte e educação nas mais diversas modalidades, além da realização de capacitações educacionais e esportivas, visando a melhoria e qualificação da mão de obra em Minas Gerais e em outros estados. A entidade visa alçar voos mais altos e expandir os trabalhos para todo o Brasil. Conheça a história.
Fonte: Marcelo Affini, Mércia Suzuki e Eduardo Filho |