unnamed

nvestimentos das associadas da Abrati superaram a marca de R$ 3 bilhões em 2024 (Foto/Divulgação: Abrati)

Divulgados pela ANTT, números foram celebrados pelo setor, segundo a Abrati

 

Um total de 43,6 milhões de passageiros viajaram em ônibus interestaduais durante o ano de 2024, em todo o país. O levantamento é da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e aponta um crescimento de 24,9% em relação ao total de viajantes registrados em 2023, quando 34,6 milhões pessoas utilizaram o serviço. Para a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), os números são resultado de importantes investimentos do setor, que confirmam a força do modal rodoviário e sua importância para a conexão entre cidades brasileiras.

A entidade destaca, ainda, que esse avanço reflete uma leve melhora na economia e nos níveis de emprego, fatores que estimularam a demanda e impulsionaram a expansão das operações. Os dados foram bem recebidos pelas empresas do segmento, após uma queda no número de viagens em 2023, já que 37,2 milhões de passageiros viajaram de ônibus em 2022.

 

De acordo com a ANTT, as viagens realizadas exclusivamente pelo setor regular também apresentaram crescimento, de 8,78%, alcançando 1,5 milhão. Já durante o ano anterior, o número foi de 1,4 milhão.

 

O aumento do número de viagens também é resultado de grandes investimentos das associadas da Abrati que, somados, superam a marca de R$ 3 bilhões, executados apenas em 2024. Durante o ano passado, mais de 800 veículos foram adquiridos para a renovação de suas frotas. Segundo a entidade, esta é uma amostra clara de que setor segue se adaptando às demandas dos passageiros e da economia, oferecendo opção acessível e eficiente para deslocamentos em um país de dimensões continentais.

 

“O setor rodoviário interestadual é essencial para a mobilidade da população e para a economia do país. Além de gerar emprego, renda e contribuir com o desenvolvimento do Brasil por meio do recolhimento de tributos, há uma busca constante por eficiência, qualidade do serviço e segurança. Para isso, as empresas regulares investem continuamente em inovação, tecnologia e capacitação de equipes, garantindo que os passageiros tenham a melhor experiência de viagem possível”, destacou a conselheira da Abrati, Leticia Pineschi.

 

A executiva se refere aos investimentos que permitem a oferta de diferentes configurações de poltronas, como executivo, leito e cama, além de outras comodidades, como Wi-Fi, serviços de bordo, telemetria, rastreamento em tempo real e sistemas antitombamento.

 

Fonte: Fernanda Balbino Okubo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *