Governador apresentou a diversificação da economia fluminense na Canning House, organização britânica que reúne empresários de todo o mundo
O governador Cláudio Castro participou, nesta quarta-feira (19/04), de uma rodada de negócios com investidores europeus e brasileiros na Canning House, organização britânica não-governamental e sem fins lucrativos dedicada à discussão de assuntos sociais, políticos e econômicos na América Latina. No encontro, foi destacada a diversificação da economia fluminense.
Durante o debate, que teve como tema o “Panorama político e econômico do Rio de Janeiro”, foram apresentadas as novas perspectivas de desenvolvimento em áreas como economia verde e do mar, infraestrutura, tecnologia e logística. Segundo Castro, o estado está no caminho do crescimento com foco no desenvolvimento sustentável.
– A discussão com representantes de importantes instituições ajuda na captação de negócios. Saímos com outros encontros marcados no Rio para conversarmos sobre a construção de novos projetos econômicos e parcerias, que têm sempre como meta a busca de melhorias para a população – explicou o governador.
Com um ambiente de negócios estável, o estado ocupa hoje o 3° lugar no ranking nacional de abertura de negócios. Foram mais de 295 mil empreendimentos em 2022. Apenas em março de 2023, a Jucerja registrou um recorde histórico de aberturas de empresas em 214 anos, com 6.709 novos negócios. No total, o Estado do Rio tem mais de 1,7 milhão de empreendimentos ativos.
– Atraímos para o Rio empresas que também são referências no mundo: a brasileira Magazine Luiza, a americana Amazon, a mexicana Kavak, a indiana EPL e a suíça Zurich Airport. Além disso, grandes companhias foram ampliadas, como a Jaguar, maior fabricante de automóveis do Reino Unido – destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.
Canning House
A organização realiza conferências e seminários geopolíticos, socioeconômicos e de negócios e auxilia na formulação de políticas e na disseminação de melhores práticas.
– O debate que realizamos hoje foi bastante proveitoso para os representantes das empresas e tenho certeza que também para o Governo do Estado – disse o CEO da Canning House, Jemery Browne.
Também participaram da rodada de negócios os secretários da Casa Civil, Nicola Miccione, e de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, e o subsecretário de Comunicação Social, Igor Marques.
Câmara de Comércio
Ainda nesta quarta-feira, o governador e a Comitiva do Governo do Rio participam de um evento na Câmara de Comércio Brasileira no Reino Unido. Os temas são investimentos no estado, energia renovável e concessão do saneamento.