Orçado em mais de R$ 262 milhões, o MUVI tem um trecho de 18 quilômetros, ligando os bairros de Neves a Guaxindiba
O governador Cláudio Castro determinou o início da construção da primeira, das cinco pontes, que serão erguidas ao longo do trajeto do novo corredor viário de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Orçado em mais de R$ 262 milhões, o MUVI (Mobilidade Urbana Verde Integrada), possui um trecho de 18 quilômetros, ligando os bairros de Neves a Guaxindiba.
– O MUVI é uma obra que vai beneficiar mais de 120 mil moradores de São Gonçalo. Não servirá apenas para desafogar o sistema viário, mas para realizar intervenções urbanísticas, com ciclovia, revitalização de espaços públicos e calçadas. Essas cinco pontes darão suporte para a melhoria do trânsito na região – declarou o governador Cláudio Castro.
A construção da primeira ponte, de 36 metros de comprimento, para pedestres e veículos, será no trecho 5. Sobre o Rio Alcântara, dará acesso à Rua Elvis Presley. Outra conexão será sobre o Rio Imboassú, na Avenida Presidente Kennedy com a Imboassú, no trecho 3.
Já no trecho 4, será ampliada a passagem de carros e pedestres da Avenida Presidente Kennedy, próximo à Travessa Lauro Correia. O trecho 6 ganhará uma nova ponte sobre o Rio Camarão e uma outra será ampliada, sobre o Rio Guaxindiba.
Plantio de árvores
Entre as séries de intervenções urbanísticas estão o plantio de árvores ao longo do trajeto. Serão plantadas 662 árvores, além de 861 arbustos de jardim. As compensações ambientais também preveem a pavimentação com intertravado.
Comerciante em São Gonçalo há mais de 30 anos, Silvino Ramos considera o MUVI como a maior obra realizada na região nos últimos 60 anos.
– Nunca fizeram nada parecido em São Gonçalo, acho que vai melhorar bastante o trânsito, que hoje está causando prejuízos – contou o proprietário da loja de materiais de construção.
O MUVI foi idealizado para priorizar e modernizar o transporte público coletivo e estimular o uso de bicicletas, com a construção de ciclovia ao longo do corredor. O projeto prevê, também, a criação de pistas preferenciais para ônibus.
As intervenções do corredor viário de São Gonçalo estão ocorrendo, atualmente, no trecho 2, localizado nas ruas Jaime Figueiredo, Fontes, Maria Amélia Romanazi e Comandante Ari Parreiras – entre as ruas transversais João Damasceno e Abílio José de Mattos.
Neste trecho, sobre a antiga linha férrea, estão sendo executados serviços de urbanismo, contenção, terraplanagem, drenagem e pavimentação.