WhatsApp Image 2022-01-29 at 14.40.35

Fotos/Divulgação: Márcio Leandro e Alexandre Simonini

Unidade do Detran.RJ foi aberta e já está oferecendo serviços de habilitação e de identificação civil aos moradores da comunidade
O governador Cláudio Castro, o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, e outros secretários e diretores estiveram neste sábado (29/01) na comunidade do Jacarezinho para acompanhar de perto as ações sociais realizadas por diversas secretarias e órgãos estaduais. Os serviços foram oferecidos das 9h às 16h no Jacarezinho e também na Muzema.

 
Na comunidade do Jacarezinho, o Detran.RJ abriu um posto de Identificação Civil e de Habilitação na quadra da escola de samba Unidos do Jacarezinho, na Avenida Dom Helder Câmara, 2.233. A nova unidade, instalada provisoriamente num contêiner, emite documentos de identidade e carteiras de habilitação.
Fotos/Divulgação: Márcio Leandro e Alexandre Simonini
“Este é um programa inédito do Governo do Estado, com a participação de vários órgãos e secretarias. O Detran.RJ estar inserido neste contexto é muito gratificante. Poder trazer mais e mais serviços essenciais aos moradores do Jacarezinho é um dever do Estado, feito com muito empenho pelo governador Cláudio Castro”, afirmou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder. “O objetivo é garantir o direito à cidadania dos moradores da comunidade, que terão mais facilidade para obter documentos essenciais”, completou Konder.
O aposentado Jorge Gomes Ribeiro, de 72 anos, que mora há 50 anos no Jacarezinho, foi tirar a segunda via da identidade. “Tirei o meu primeiro documento quando tinha 20 anos. Outro dia, o banco e a operadora de telefone não quiseram aceitar por causa da foto. Cheguei bem cedo para requerer minha nova identidade”. Ele elogiou o Cidade Integrada: “Está melhorando muito para a comunidade! Muito bom, graças a Deus”.
Fotos/Divulgação: Márcio Leandro e Alexandre Simonini
 
A unidade provisória conta com três pontos de atendimento para serviços de habilitação – incluindo um ponto para o funcionário responsável por colher fotografias e impressões digitais -, e três pontos para serviços de identidade. De início, estão sendo oferecidas diariamente para agendamento 90 vagas para identificação civil e 60 vagas para habilitação. A população pode agendar os serviços pelo Teleatendimento do departamento, nos números 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042 ou pelo site www.detran.rj.gov.br.

Em breve, o posto ganhará duas salas fixas dentro da quadra, cedidas pela direção da escola. Nelas funcionava um ateliê de costura de fantasias e adereços, que está sendo transferido para outras instalações da agremiação.
Fotos/Divulgação: Márcio Leandro e Alexandre Simonini
Mãe de quatro filhos, Glaucilene Borges, de 36 anos, também moradora da comunidade, enalteceu a iniciativa do Governo do Estado. “Era um sonho trocar meu nome de solteira para casada. Aproveitei hoje e realizei este sonho”, comemorou ela, uma das 100 pessoas neste sábado atendidas pela Identificação Civil. As outras pessoas que compareceram à quadra ganharam senhas e serão atendidas durante a semana.
Fotos/Divulgação: Márcio Leandro e Alexandre Simonini
Guilherme Vieira da Silva, de apenas 8 meses, foi o mais novo a ser atendido neste sábado no primeiro dia de funcionamento do posto do Jacarezinho. Morador da comunidade, ele ganhou carteira de identidade. Muitas crianças foram atendidas no posto montado pelo Detran na quadra da Unidos do Jacarezinho. Rikelmy de Oliveira Lira, de 2 anos e 7 meses, foi ao posto com a mãe, Wânia, que elogiou o atendimento. “O Cidade Integrada dá atenção às pessoas. Estou gostando muito”.
Agentes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ também participaram da ação, conscientizando condutores e pedestres sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito.
Fotos/Divulgação: Márcio Leandro e Alexandre Simonini
Moradora de Manguinhos, Lílian da Silva Nogueira, de 56 anos, recebeu uma cartilha do Núcleo de Apoio à Vítima de Trânsito (Navi) do Detran. Ela perdeu um filho de 22 anos num acidente de trânsito no Rio envolvendo o ônibus onde ele estava e um caminhão. Dnilda Cortez, coordenadora do Navi, conversou com a moradora e explicou a ajuda que o setor oferece para as famílias das vítimas de acidentes. Um atendimento especial foi oferecido a Lílian. “Está muito bom o atendimento do Cidade Integrada. Queria agradecer o atendimento a quem precisa aqui na comunidade”, disse Lílian.
Fotos/Divulgação: Márcio Leandro e Alexandre Simonini
 
No setor de identificação civil, além da emissão de primeira e segunda vias da carteira de identidade, também estão sendo fornecidos documentos especiais a pessoas com deficiência. Na habilitação, os principais serviços são a primeira habilitação e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, mas também há serviços como adição de categoria, mudança de categoria, averbação de CNH de outro estado, segunda via de CNH, autorização para conduzir ciclomotor e permissão para dirigir, entre outros.
 
José Geraldo Ramalho, de 65 anos, foi o primeiro morador a ser atendido no posto de Habilitação do Jacarezinho. Motorista de ônibus aposentado, ele tinha uma carteira profissional categoria D, e renovou sua carteira com alteração para categoria B, para dirigir carros de passeio. “Está uma maravilha o atendimento do Detran no Cidade Integrada. Fui chegando e logo resolvendo o que eu precisava, com toda tranquilidade. Espero que continue sempre assim”, disse José Geraldo, que já saiu com uma clínica agendada para fazer o exame médico.
 
Com a inauguração, o Detran.RJ reforça o compromisso de ampliar o atendimento presencial aos cidadãos fluminenses. Só no ano passado, foram inaugurados postos em Campos dos Goytacazes, Copacabana, Saquarema e Seropédica, além da primeira unidade do país exclusiva para pessoas com deficiência e idosos: o Posto Detran Acessível – PCD, na Avenida Francisco Bicalho, no Rio. Fotos/Divulgação: Márcio Leandro e Alexandre Simonini
Humor/Colaboração: Netto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *