
Foto/Divulgação: Luiz Carvalho
Obras estão acontecendo graças a uma parceria da Secretaria de Estado das Cidades com a Prefeitura
O projeto Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI) já é uma realidade em São Gonçalo e vem transformando a vida de centenas de pessoas que sentem o trânsito mais veloz onde as obras estão finalizadas, como nos bairros de Neves, Vila Lage e Camarão. Em outros locais, as obras do maior projeto de mobilidade urbana do município seguem avançando.
Na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Estrela do Norte, por exemplo, a ciclovia já começou a tomar forma, assim como algumas vagas de estacionamento e calçada. No local, já foram feitos também procedimentos de drenagem e pavimentação.
O projeto do MUVI está sendo executado graças a uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria das Cidades, e a Prefeitura de São Gonçalo. Trata-se do maior projeto de mobilidade urbana já realizado na cidade de São Gonçalo, com um investimento de R$ 287 milhões.

O trecho 4 do MUVI começa no bairro Estrela do Norte e segue até a Trindade. Equipes estão divididas nos dois bairros e já é possível ver avanços em ambas as frentes de obra, que se encontrarão conforme as intervenções forem avançando. No trecho 5, será instalada uma ponte para veículos, passando sobre o Rio Alcântara. Estão sendo feitas intervenções também nos trechos 1, 2 e 3.
O prefeito Capitão Nelson destacou a importância do projeto para a cidade. “O MUVI vem transformando a cidade, com pistas mais largas, asfalto novo, novas calçadas, drenagem qualificada, paisagismo e urbanismo. São Gonçalo está passando por uma verdadeira transformação e eu agradeço ao governador Cláudio Castro e ao secretário de Estado das Cidades Douglas Ruas, pelo apoio”, disse.
O MUVI vai ligar o bairro de Neves a Guaxindiba. O corredor viário terá 18 quilômetros de extensão e são previstas várias intervenções urbanísticas no trajeto. O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe). Em todos os trechos da obra, estão sendo instaladas manilhas para redes de drenagem, além da construção de calçadas, ciclovias, meios-fios, paisagismo e pistas preferenciais para ônibus.
Fonte: PMSG