Sucesso de público é o que podemos dizer sobre o Centro Municipal de Tradições Nordestinas, que foi inaugurado no sábado e ontem manteve uma grande concentração de público. “Sou de Fortaleza, e já mandei uma self para minhas irmãs mostrando eu, e minha família aqui curtindo este novo centro de lazer. Falei sobre o espaço que São Gonçalo ganhou homenageando nossos conterrâneos que promete ser um local com uma grande concentração não só de nordestinos, mas também de muitos amantes da nossa culinária. Já comemos tapioca e daqui a pouco vamos almoçar. Minha filha está na pista de patins e já fez novas amizades. Posso dizer que meu marido também aprovou o novo local, que com certeza vai ser um point, só fico imaginado como será a festa junina aqui, vamos aguardar para ver”, contou Marilia, que mora no Colubandê e trabalha no Shopping São Gonçalo.
O prefeito José Luiz Nanci junto com os frequentadores do novo espaço de cultura e lazer
No domingo é dia de feira em Neves, e a expectativa dos administradores seria de comprovar se os consumidores da feira iriam prestigiar o novo espaço. Não deu outra, todas as barracas que vendiam comidas típicas estavam lotadas. Apesar do forte calor ninguém arredou o pé do lugar, estava até difícil conseguir uma mesa para sentar. O prefeito José Luiz Nanci voltou a lembrar e alertar de que o complexo de lazer, não pertence ao governo e sim a população de São Gonçalo. Lembrou também que milhares nordestinos moram aqui e nada mais justo do que homenageá-los, valorizando a sua cultura e proporcionando lazer a todos.
Com um total de 22 mil metros quadrados, o local reúne música, culinária e artesanatos típicos da Região Nordeste do Brasil. O Centro conta com 16 quiosques, além de palco para shows e um anexo com estacionamento próprio, espaço de lazer com a primeira pista de patinação de São Gonçalo, academia de ginástica e playground. Uma quadra poliesportiva com arquibancada de concreto, alambrados para proteção e refletores de led para iluminação. Em fevereiro, será inaugurada a Sala Verde (Sala Dora Negreiros), como forma de incentivo à implantação de espaços socioambientais, além de um mirante para a Baía de Guanabara. O novo espaço de lazer, bem na entrada do município, também chega para acabar com um antigo problema.
Antes das obras, o local era utilizado como um lixão clandestino. A administração do Centro de Tradições Nordestinas será feita pela Secretaria de Turismo e Cultura, em conjunto com a Fundação de Arte, Esporte e Lazer de São Gonçalo (Faesg). O Centro funciona às sextas e sábados, de 12h a 1h, com música a partir das 18h; e aos domingos, de 10 às 22h. A área de lazer, com pista de patinação, playground, quadra e academia, ficará aberta diariamente. O espaço fica localizado na Rua José Augusto Pereira dos Santos, próximo ao Colégio Municipal Ernani Faria e à 73ª DP, em Neves.