Praticar exercícios físicos com frequência traz inúmeros benefícios para a saúde. Manter-se ativo na terceira idade é essencial para que o envelhecimento seja um processo ativo e saudável. Com o intuito de promover saúde e bem-estar para a população idosa de São Gonçalo, o Centro Dia do Idoso, no Jardim Catarina, deu início às oficinas de 2020 nesta terça-feira (28), com uma programação especial voltada para atividades físicas.
O Centro Dia, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, é um espaço de acolhimento previsto no Estatuto do Idoso. O equipamento oferece várias oficinas que têm como finalidade proporcionar um espaço de cuidado e qualidade de vida. A oficina de alongamento foi a primeira atividade do dia. Das 8h20 às 9h20 a turma praticou o exercício físico voltado para a flexibilidade dos músculos.
“Este exercício auxilia na prevenção de doenças, dá mais disposição e até influencia na redução de medicamentos que muitos idosos tomam por causa da idade. Desde o início desta oficina, em abril de 2019, vi a evolução e melhoria de muitos usuários, inclusive de uma idosa que chegou muito debilitada por causa de uma fibromialgia e hoje ela está bem melhor. Poder ver e acompanhar toda essa evolução é muito gratificante para nós”, conta a educadora física, Néli Heloisa Santana. A programação de terça-feira contou ainda com oficinas de zumba, ginástica natural e dança sênior. O espaço conta com uma equipe multidisciplinar com psicólogo, assistente social, enfermeiros da área de gerontologia, fisioterapeuta e geriatra. Antes de iniciar as atividades, os usuários participam de uma sessão de relaxamento e aferem a pressão. Esses cuidados são para garantir que os idosos participem das atividades com segurança. “Com as altas temperaturas dos dias de verão precisamos redobrar os cuidados com nossos idosos. Além de aferir a pressão e de fazer uma sessão de relaxamento antes de qualquer atividade, estimulamos eles a beberem água para se manterem hidratados”, explica a assistente social e coordenadora do Centro Dia, Angélica Souza. A diarista Ana Maria Claudino, de 66 anos, foi uma das alunas da oficina de zumba, sua primeira atividade no espaço, e falou sobre a experiência que, segundo ela, fez voltar no tempo. “Vim fazer um exercício físico e me diverti muito, interagi com as pessoas e estou me sentindo leve, parece que voltei há uns 30 anos atrás. Fui muito bem recebida por todos do Centro Dia e estou me sentindo muito feliz”, afirma Ana. Para a secretária de Desenvolvimento Social, Luciana de Souza Alves, estimular a prática de exercícios e promover a inserção social é de grande importância para essa parcela da população. “Fico feliz em ver nossos idosos tão cheios de alegria de viver, curtindo cada momento dessa fase da vida, preocupados com a saúde e o bem-estar. Nossa equipe tem realizado um trabalho dedicado e com muito carinho com nossa população idosa. Estamos sempre prontos para acolhê-los com atenção, respeito e amor”, destaca Luciana.