Número de procedimentos no primeiro semestre cresceu mais de 30%
A promessa de continuar avançando com a equipe técnica para atender a crescente demanda da cidade está sendo cumprida pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER III), localizado em Neves, São Gonçalo. Os números de consultas e procedimentos realizados no primeiro semestre deste ano já são maiores do que os do mesmo período do ano passado e de todo o ano de 2021.
O CER III oferece reabilitação física, intelectiva e visual para os pacientes que têm deficiências, sequelas e transtorno do espectro autista (TEA), de média e alta complexidade. Em 2022, os atendimentos quintuplicaram em relação ao primeiro ano de governo do Capitão Nelson, em 2021. E o primeiro semestre de 2023 já tem aumento de 22% nas consultas e 32% nos procedimentos.
No primeiro semestre de 2022, a unidade realizou 15.504 consultas e 42.449 procedimentos. Neste ano, até o fim de junho, o CER III realizou 18.928 consultas e 55.966 procedimentos. Os atendimentos do semestre são maiores do que aqueles realizados durante todo o ano de 2021: 14.138 consultas e 17.238 procedimentos. Em 2022, foram realizados 33.752 atendimentos e 94.565 procedimentos.
Serviços – Atualmente, a unidade conta com atendimento de enfermagem, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, musicoterapeuta, psicopedagoga, assistente social, transcritora de braile e intérprete de libras. O local ainda conta com as seguintes especialidades médicas: neuropediatra, neurologista, pediatra, oftalmologista, otorrinolaringologista e ortopedista.
O CER III realiza acompanhamento com a equipe multidisciplinar, desenvolvendo critérios de elegibilidade de alta e média complexidades; acolhimento de responsáveis pelos pacientes através do Projeto Ponto Azul; promoção de encontros de inclusão, visando socialização dos deficientes visuais e auditivos e sala de espera, que oferece o contato dos usuários com os profissionais da saúde para conscientização de temas diversos.
Como ter acesso – Todo atendimento realizado no CER III é feito após a inserção na Central de Regulação da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo. Assim, o paciente deve, primeiro, procurar uma unidade de saúde para marcar consulta com um médico generalista, que vai avaliar os casos e pode encaminhar para o especialista.
Após ter o encaminhamento do médico generalista ou profissional habilitado, o paciente ou responsável pode dar entrada com o pedido em qualquer posto de saúde, policlínicas e clínicas municipais, que vão inserir o paciente na Central de Regulação. É a própria regulação que vai determinar se ele é elegível para o tratamento no CER III ou se será atendido em outro local. Lembrando que o atendimento no centro especializado atende média e alta complexidades.
É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.
Após a regulação confirmar o atendimento no CER III, o paciente passa por nova avaliação da equipe multiprofissional do espaço, que vai definir para qual setor do CER III o paciente é elegível e direcionar para os tratamentos necessários.
CER III – O Centro Especializado em Reabilitação (CER) foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em 2014 para dar atendimento especializado às pessoas com deficiência. O nome CER III é referente à quantidade de modalidades atendidas na unidade: reabilitação física, intelectiva e visual.