O Menino e o Campo_Hora do Conto_CCBB Educativo - Foto Amanda Mello (3)

O Menino e o Campo, Hora do Conto - CCBB Educativo - (Foto/Divulgação: Amanda Mello)

CCBB Educativo – Lugares de Culturas dá continuidade à programação do mês de março com atividades voltadas para a  exposição Arte Subdesenvolvida e para o Patrimônio – exposições do Museu BB e arquitetura do prédio que o CCBB ocupa.

 

O Laboratório de Arte traz três novas atividades. Luz, Câmera e Som! apresenta um panorama do Cinema Novo a partir das referências sonoras e musicais da época. Também ressalta o reconhecimento do subdesenvolvimento como condição, e não como etapa, e ajuda a compreender o valor do som e da música na construção de um filme. É um convite a experimentar processos criativos para a construção sonora de um filme. Os visitantes observam trechos de obras e recriam em conjunto trilhas musicais, sonoplastias e uma nova dublagem para as cenas.

 

Arte em Jogo propõe aos participantes, a partir de jogos e dinâmicas para visitantes a partir de 6 anos, uma aproximação com o fazer teatral, de modo a estimular a criatividade, a expressão, a construção coletiva e a sensibilização sobre temas que atravessam a exposição Arte Subdesenvolvida.

 

Inspirado pela prática do estêncil presente na mostra, o CCBB Educativo – Lugares de Culturas criou a atividade educativa Meu mundo é assim, para que os visitantes (a partir de 5 anos) possam conhecer mais sobre essa técnica de arte urbana e criar uma composição coletiva.

 

No térreo a novidade é a Estação Vale Quanto Pesa?. Neste laboratório móvel da exposição Arte Subdesenvolvida, indicado a partir de 12 anos, a equipe de educadores convida o público a visualizar e experienciar o significado das palavras através de vestimentas que comportam diferentes pesos e tamanhos. Durante uma caminhada sensorial, serão consideradas as ações e responsabilidades do nosso cotidiano.

Hora do Conto Memorias Fabulosas Contos da Ribeira – (Foto/Divulgação: Amanda Mello)

Hora do Conto  apresenta narrativas relacionadas às mostras  em cartaz no CCBB RJ, e acontece aos sábados, domingos e feriados, às 14h. Entre as histórias está Memórias fabulosas: contos da Ribeira. Inspirada na literatura de Graciliano Ramos, dois contadores revivem memórias do sertão de Alagoas. Entre lembranças de infância e relatos ouvidos ao redor da fogueira, eles compartilham aventuras e peripécias que misturam realidade e imaginação, celebrando a riqueza da tradição oral e do imaginário popular.

 

Mais um tema relacionado à exposição Arte Subdesenvolvida é a contação de história O Menino e o Campo, história baseada no primeiro livro infantil do autor Itamar Vieira Jr.: “Chupim”. A adaptação de Daniela Chindler, coordenadora geral do CCBB Educativo, mesclou a história com passagens divertidas da vida de Itamar, reveladas em entrevistas. A temática da relação homem – campo – natureza é, neste caso, contada pelo olhar de um menino, Julim – personagem central do livro – e de sua relação com o pássaro Chupim, tido como uma ameaça pelos trabalhadores rurais. 

Laboratório Musica, luz, camera e ação – (Foto/Divulgação: Amanda Mello)

CCBB Educativo – Lugares de Culturas é um projeto patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

 

Confira abaixo a agenda com as atividades, dias e horários:

 

CAMPOS DE ARTE

Local: térreo do CCBB

Estação Vale Quanto Pesa?

Classificação: a partir de 12 anos

Segunda, quinta e sexta: 11h às 18h; e quarta: 11h às 13h / 16h às 18h

Neste laboratório móvel, parte da exposição Arte Subdesenvolvida, o CCBB Educativo – Lugares de Culturas convida o público a visualizar e experienciar o significado das palavras através de vestimentas que comportam diferentes pesos e tamanhos. Durante uma caminhada sensorial, vamos considerar as ações e responsabilidades do nosso cotidiano.

 

ATELIÊ ABERTO
LABORATÓRIO DE ARTE

Local: Ateliê Aberto – Sala do CCBB Educativo – 1º andar

Sábado e feriado: 15h e 17h; domingo: 11h, 15h e 17h

 

Luz, Câmera e Som!

Classificação: a partir de 7 anos

Apresenta um panorama do Cinema Novo – um dos temas tratados pela exposição Arte Subdesenvolvida – a partir das referências sonoras e musicais da época, ressalta o reconhecimento do subdesenvolvimento como condição e não como etapa e ajuda a compreender o valor do som e da música na construção de um filme. É um convite a experimentar processos criativos para a construção sonora de um filme. Os visitantes observam trechos de obras do cinema novo devendo recriar em conjunto trilhas musicais, sonoplastias e uma nova dublagem para as cenas.

 

Arte em Jogo

Classificação: a partir de 6 anos

A partir de jogos e dinâmicas, o encontro propõe aos participantes uma aproximação com o fazer teatral, de modo a estimular a criatividade, a expressão, a construção coletiva e a sensibilização sobre temas que atravessam a exposição Arte Subdesenvolvida.

 

Meu mundo é assim
Classificação: a partir de 5 anos

O CCBB Educativo – Lugares de Culturas, inspirado pela prática do estêncil presente na exposição Arte Subdesenvolvida, criou uma atividade educativa para que os visitantes possam conhecer mais sobre essa técnica de arte urbana e criar uma composição coletiva.

 

HORA DO CONTO

Local: Ateliê Aberto – Sala do CCBB Educativo – 1º andar
Atividade voltada para família
Sábado, domingo e feriado: 14h
Dia 22/03 – Histórias de Memórias – Patrimônio

 

Memórias fabulosas: contos da Ribeira
Duração: 35 min

Público-alvo: livre

Inspirada na literatura de Graciliano Ramos, dois contadores revivem memórias do sertão de Alagoas. Entre lembranças de infância e relatos ouvidos ao redor da fogueira, eles compartilham aventuras e peripécias que misturam realidade e imaginação, celebrando a riqueza da tradição oral e do imaginário popular.

 

O menino e o campo
Duração: 30 min

Público-alvo: a partir de 4 anos

Julim é um menino do campo. Assim como seus irmãos, deve ajudar no trabalho espantando os chupins, os passarinhos que são considerados pragas, pois eles devoram os grãos de arroz. Mas Julim pensa diferente. Não consegue ver os pássaros como inimigos. Afinal, que mal pode fazer um passarinho?

A partir do livro Chupim do premiado autor Itamar Vieira Junior.

 

O mundo se expande

Duração: 20 minutos

Classificação: a partir de 7 anos

Conta a jornada de Adetutu,  uma menina que ao questionar as histórias de sua avó Adenike explora os mistérios da criação do mundo, mergulhando nas tradições e ensinamentos dos Orixás. Ambientada na gloriosa Ilê Ifé, na Nigéria, a história conduz o público a acompanhar a criação do mundo sob a liderança de Oxalá.

 

A lenda da noite
Duração: 20 minutos

Classificação: a partir de 5 anos

No começo dos tempos, não havia a noite. Era sempre dia. A noite dormia no fundo das águas, estendida como uma larga e escura sombra vigiada pela Cobra-Grande. Um dia, dois irmãos indígenas, tomados pela curiosidade, decidem se aventurar na busca pela noite e seus segredos. Mas para isso, precisaram ser astutos e enfrentar a misteriosa Cobra-Grande e suas charadas.

 

O guardião dos livros
Duração: 20 minutos

Classificação: a partir de 4 anos

Em uma monótona tarde na biblioteca, um jovem se depara com aquilo que mudaria para sempre sua vida: uma lista de tarefas enigmáticas e a missão de desvendá-las. Para resolver aqueles afazeres escritos no papel, ele passa a conhecer as histórias de cada livro, desconectando o jovem dos jogos eletrônicos e tornando-o um futuro leitor.

 

O som que vem do meu quintal

Duração: 25 minutos

Classificação: a partir de 5 anos

No “Morro da Alegria” a vida de uma favela carioca é interrompida pela escuridão que silencia o samba e as vozes da comunidade. João, um garoto apaixonado por cantar, aprende com Seu Juca, antigo sambista da comunidade, que a música é uma forma de luta e expressão da identidade. Juntos, eles e outros sambistas se reúnem secretamente nos quintais das casas para preservar a tradição do samba, desafiando aqueles que os impedem de cantar.

 

SERVIÇO
CCBB Educativo – Lugares de Culturas
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3808-2070
E-mail: agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br  
Classificação indicativa: Livre
Mais informações: bb.com.br/cultura 
CCBB nas redes sociais: x.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj | tiktok.com@ccbbcultura

Para mais informações sobre os dias e horários de todas as atividades, consulte o site https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo

 

 


Fonte: Lygia Bittencourt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *