Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres exibe filmes de forma gratuita até outubro (2)

Foto: Divulgação

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres deu início a 2ª edição da Mostra de Filmes Etnográficos. Fruto de uma parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e a Associação Cultural do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), o projeto apresenta 16 documentários etnográficos, vencedores do edital Etnodoc em 2009, com temas variados da cultura popular do Brasil. A entrada é gratuita.

Nesta edição, os filmes ficarão em cartaz por duas semanas, com as exibições sendo realizadas, de terça a quinta-feira, das 9h às 18h, na Sala de Audiovisual, e às sextas e sábados, a partir das 17h, em um telão nos jardins da Casa de Cultura. Cada sessão dura em média de 25 a 30 minutos. A mostra vai até o final de outubro com novos filmes sendo exibidos a cada mês.

Segundo o gestor da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres e subsecretário de Cultura, Alan Mota, a iniciativa visa levar cultura para os moradores do município de forma gratuita e com grande disponibilidade de horário de exibição.

“É de grande importância a valorização de toda a cultura, levar o conhecimento sobre o Brasil profundo a todos, chegar nas pontas e atingir a quem busca o conhecimento. Essa mostra traz exemplos da manifestação cultural e a identidade do povo e, nós, da Casa de Cultura, a pedido do prefeito, estamos aqui prontos para oportunizar essa experiência ao maior número de pessoas possível”, disse Alan Mota.

Foto: Divulgação

Os filmes que fazem parte da 2ª Mostra de Filmes Etnográficos da Casa de Cultura são: “João da Mata Falado”, com exibição entre 4 e 15 de abril; “Curandeiros do Jarê”, de 18 a 29 de abril; “Kusiwarã”, de 2 a 13 de maio; “Vento Leste”, de 16 a 27 de maio; “Quindim de Pessach”, de 30 de maio a 10 de junho; “Lá do Leste”, de 13 a 24 de junho; “Palavras sem fronteira”, de 27 de junho a 8 de julho; “No rastro”, de 11 a 22 de julho; “Mbaraká”, de 25 de julho a 5 de agosto; “Dona Joventina”, de 8 a 19 de agosto; “Hoje tem alegria”, de 22 de agosto a 2 de setembro; “As escravas da Mãe de Deus”, de 5 a 16 de setembro; “Baile do Carmo”, de 19 a 30 de setembro; “A boca do mundo”, de 3 a 14 de outubro e “Soldados da borracha”, de 17 a 28 de outubro.

O Edital Etnodoc foi criado em 2007 com o objetivo de apoiar a documentação e difusão do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, por meio da produção de documentários inéditos. Os documentários apresentam uma diversidade de estilos e narrativas que despertam o interesse de educadores, estudantes e do público que gosta de cinema e cultura popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *