Prioridade em atendimentos e passagens com no mínimo 50% estão entre as principais vantagens do documento
A Carteira do Idoso é um documento que oferece benefícios a cidadãos com mais de 60 anos no Brasil. Entre as principais vantagens estão a prioridade em atendimentos e passagens com no mínimo 50% de desconto — por vezes até a gratuidade nos transportes.
A Carteira do Idoso é reconhecida em todo o território nacional e é emitida pela Secretaria Nacional de Assistência Social. Confira mais detalhes sobre o documento e como você pode solicitá-lo.
Quem tem direito à Carteira do Idoso?
O documento é direcionado para pessoas com mais de 60 anos, que não possuem comprovação de renda ou recebem até dois salários mínimos mensais. Um dos critérios para solicitar a Carteira do Idoso é estar registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que dá acesso ao Número de Inscrição Social (NIS).
Para aqueles que não estão inscritos no CadÚnico, é necessário se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo e se inscrever. Este cadastro garante acesso a diversos programa oferecidos pelo Governo.
Como emitir a Carteira do Idoso?
A Carteira do Idoso pode ser emitida de duas formas: presencialmente ou on-line. Para solicitar o documento de forma presencial, basta dirigir-se ao CRAS mais próximo e realizar a emissão do documento. Contudo, quem deseja obter o documento pela internet, também é possível, basta possuir uma conta no sistema Gov.br, plataforma oficial do Governo. Confira aqui o passo a passo:
- Acesse o site da Carteira da pessoa Idosa;
- Clique na opção “Emitir Carteira da pessoa Idosa”;
- Realize seu login com a conta Gov.br;
- Autorize o uso de seus dados e solicite o documento.
- Finalize o processo e, após emitir a Carteira do Idoso, é possível imprimir o documento ou salvar a carteira em formato digital.
Para utilizar seu documento, basta mostrar o QR Code que está presente na Carteira do Idoso.
Vale ressaltar que o Cartão do Idoso possui validade de 2 anos a partir da data de emissão, portanto, fique atento ao prazo para que o documento possa ser renovado a tempo e, assim, continuar desfrutando dos benefícios.
Fonte: EBC e SBT