Promovendo experiências únicas e inesquecíveis, a Carreta e-Museu do Esporte iniciou as atividades nesta quinta-feira (22/06), na Praça Itamar da Silva Júnior, no Centro. Este primeiro dia de programação contou com a participação de alunos da rede municipal de ensino, que tem acesso exclusivo até o segundo dia de atividades (23/06), e atletas da cidade.
Participaram do evento a primeira-dama do município, Pâmela Delaroli; os secretários municipais de Esporte e Lazer, Fábio Santos (Fabão); de Meio Ambiente, Jhonatan Ferrarez; de Cultura, Roberto Costa; de Segurança Pública e de Transporte, Marcelo Leite. Além do procurador-geral do município, Edson José de Lima Xavier; da subsecretária de Gestão e Ensino, Gláucia Vieira; da subprefeita de Manilha, Joana Lage e vereadores da cidade.
A abertura do evento ficou por conta da Banda da Guarda Municipal de Itaboraí e da Banda da Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva, que é integrada por alunos da unidade. Representando o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, a primeira-dama do município e o pai do chefe do Executivo, José Delaroli, receberam medalhas pela valorização dada ao esporte na cidade.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Fábio Santos (Fabão), agradeceu pela iniciativa estar em Itaboraí e falou sobre a importância de ações como essa na cidade.
“Estou muito feliz e muito grato pela Carreta eMuseu do Esporte estar em nossa cidade, isso é muito importante, não só para as crianças, mas para toda a população da cidade. Que todos possam comparecer e aproveitar da melhor maneira possível, porque é tudo muito interessante. Como atleta do futebol e fã do Zico, gostei muito de poder saber mais sobre o meu ídolo e também sobre o Adriano Imperador e o Rei Pelé. Está legal demais”, expressou o secretário Fabão.
Este projeto que atua com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo do Governo Estadual, já rodou vários estados do Brasil, com o objetivo de levar um novo olhar sobre modalidades do esporte e atletas nacionais.
A idealizadora e gestora do projeto, Bianca Gama, destacou os objetivos da carreta e como ela pode influenciar na visão que as pessoas têm sobre o esporte nacional.
“Temos várias atividades tecnológicas dentro da carreta, tudo com muito conteúdo. São 25 museus digitais, simuladores e utilizamos esses conteúdos para fazer as interações. A gente traz a tecnologia para chamar a atenção do público, fazendo com que eles coloquem em prática o que aprendem aqui. É a forma que a gente encontrou de estimular e fazer com que as pessoas que passam por aqui escutem o testemunho de atletas, experimentem as modalidades e que seja uma sementinha que o esporte pode fazer parte de cada um”, finalizou Bianca Gama.
Todos que comparecerem até domingo (25/06) poderão contar com um veículo equipado com simuladores em tecnologia de ponta, que circula com acervo dos colecionadores e tem o objetivo de mostrar as principais conquistas do esporte brasileiro, além de incentivar a prática desportiva para todas as idades. A carreta e todas as atividades propostas no projeto, são totalmente acessíveis a deficientes visuais, auditivos ou físicos. Além de contar com monitores capacitados para receber esse público.
No interior do veículo, os visitantes contam com nove atividades, dentre eles, simulador de canoagem que gera energia, simulador de ski, atletas em holografia, acervos físicos e muita interatividade. Quem escolher viver essa experiência, poderá apreciar o Maracanã de um ângulo feito por imagens aéreas do estádio. Também uma inédita imersão com tour virtual pelo Complexo Esportivo Júlio Delamare, que garante a apresentação das modalidades natação, salto ornamental, polo aquático e nado sincronizado para todo o público.
Além de todas essas inovações tecnológicas, em uma das salas, os visitantes poderão ver acervos únicos como pegadas de heróis do futebol, incluindo Nenê, Adriano Imperador, Zico e nosso amado Pelé. Para mostrar a importância do esporte na prática, do lado de fora da carreta será montada uma praça esportiva com atividades como badminton, futebol, tênis de mesa, vôlei sentado e muito mais.
A estudante do 7º ano da Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva, Yasmim de Jesus, de 12 anos, não escondeu a empolgação por participar das atividades da carreta e ainda mandou um recado para quem ainda não foi conhecer o projeto.
“Foi muito bom e divertido, a experiência é inesquecível. Recomendo que todos venham, porque está muito legal e seria uma pena perder”, disse a moradora do bairro Ampliação.
É importante frisar que os professores da rede municipal de ensino da cidade e mais 12 monitores, receberam capacitação por meio de oficinas de criação de material esportivo produzidos a partir de elementos recicláveis, enfatizando a sustentabilidade. A atividade é baseada no conteúdo pedagógico das cartilhas educativas do eMuseu do Esporte.
Serviço:
Carreta eMuseu do Esporte
Data: até 25 de junho
Horário: 9h às 16h
Local: Praça Itamar da Silva Júnior, no Centro