Parar em estacionamento público e ainda recarregar as baterias do carro já é uma realidade em Maricá. Em parceria com o Maricá Rotativo, a empresa de monitoramento do serviço está instalando carregadores de carros elétricos na cidade. Os dois primeiros já estão em funcionamento na Orla de Itaipuaçu e no Aeroporto de Maricá, no Centro. O custo da carga é de R$ 1,50 por Kwh.
A tecnologia dos aparelhos é de carregamento rápido, com potência de 7 Kwh e uso exclusivo de carros 100% elétricos. Para usar o carregador é preciso liberar a carga e fazer o pagamento através do aplicativo 2bee, que está disponível para Android e iOS. O Maricá Rotativo é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
“Normalmente identificamos os locais de carregamento em ambientes fechados como shoppings. Maricá se lança na frente disponibilizando pontos de recarga em locais públicos e de fácil acesso. O Plano de Mobilidade do Município de Maricá tem como uma das metas a oportunidade de dispor de pontos de abastecimento de veículos elétricos. Isso se soma à ação Vaga Verde, de contribuição para as unidades de conservação locais para a redução do carbono”, afirmou Eduardo Ambrósio, superintendente operacional do Maricá Rotativo.
Pontos de carga
No Aeroporto de Maricá, a vaga para recarga de carros está posicionada na primeira via do estacionamento: depois que passar pela cancela, entre na primeira à esquerda. A vaga está logo depois do acesso à saída. O piso da vaga é pintado de verde, com o símbolo de carro elétrico.
Em Itaipuaçu, a vaga está na Avenida Bemvindo Taques Horta Júnior (antiga Avenida Beira Mar), entre a Avenida Zumbi dos Palmares e a Rua Tadeu Costa Lourenço. Para quem passa pela Praça dos Gaviões sentido praia, dobrar à direita assim que chegar à orla. A vaga é identificada com pintura verde no chão, com o símbolo de carro elétrico.
Como usar
Depois de estacionar na vaga e conectar o carregador ao carro, é preciso liberar o funcionamento através do aplicativo 2bee. No app, informe a quantidade de carga desejada (custa R$ 1,50 por Kwh) e, em seguida, leia o QRcode que está no carregador.
O aplicativo para Android pode ser baixado em https://play.google.com/store/