6 - Carol Panesi - Foto de Uly Nogueira

Foto/Divulgação: Uly Nogueira

Premiada multi-instrumentista traz a sonoridade mesclada de regionalismo, música universal e floresta do seu novo álbum no dia 19 de outubro, sábado, às 17h

 

Música que corre e deságua como um rio, que acompanha o canto dos pássaros e atravessa as árvores como o vento. Após o sucesso da estreia do show do seu novo álbum, “Natureza é Casa”, em São Paulo, a premiada multi-instrumentista Carol Panesi leva essa experiência única aos palcos cariocas na Sala Cecília Meireles, na Lapa, no dia 19 de outubro, sábado, às 17h.

 

“Natureza é Casa” é o quinto álbum da carreira da multi-instrumentista. O repertório é composto por músicas autorais e traz uma sonoridade mesclada de regionalismo, música universal e floresta. Com forte identidade musical, ela utiliza em muitos momentos, de forma combinada, o violino juntamente com sua voz, trazendo essa sonoridade como marca de seus improvisos e arranjos. 

 

No palco, Carol Panesi (violino, piano, flautas nativas e voz) é acompanhada de Fábio Leal (guitarra e viola caipira) e Ajurinã Zwarg (bateria, percussão e sax soprano), entrelaçando criatividade, improvisação, brasilidade e virtuosismo.

  

– Vamos levar a força da música instrumental, com improvisos, poesias e encantos da floresta. O show tem muitas nuances e surpresas, e estou ansiosa para compartilhar tudo isso com o público, na magistral Sala Cecília Meireles – conta entusiasmada Carol.

 

Música em todos os contextos

 

Vencedora de prêmios como o Profissionais da Música, o MIMO Instrumental e o Toca Compositoras, Carol Panesi tem uma trajetória marcada pela inovação em suas composições, fruto da influência da música universal de Hermeto Pascoal, de quem abraça a máxima de que “a música está em todos os contextos”. Integrou a Itiberê Orquestra Família e o Itiberê Zwarg & Grupo por 13 anos e, ao longo da carreira, também dividiu palco com nomes como Hermeto Pascoal, Daniela Spielmann, Quinteto da Paraíba, Léa Freire, Nicolas Krassik, Ricardo Herz, Clarice Assad e Jongo da Serrinha.

O seu interesse pela música vem desde muito cedo. Aos 11 anos, decidiu ingressar no Conservatório Brasileiro de Música, onde concluiu o curso técnico de piano. Com Bernardo Bessler, aprofundou os estudos de violino. Após sete anos de vivência intensa no CBM, conheceu o contrabaixista Itiberê Zwarg. E esse encontro determinou os rumos da sua trajetória musical.

 

Foto/Divulgação: Uly Nogueira

Lançou, em 2018, seu primeiro álbum autoral, “Primeiras Impressões”, com participações de Hermeto Pascoal e Léa Freire e, em 2019, o segundo álbum, “Em Expansão”, pelo selo BALXTREAM, ambos com sua banda Carol Panesi & Grupo. Em fevereiro de 2021, lançou seu terceiro álbum, o EP “Carol Panesi e Eleva Big Band”, projeto realizado à distância durante a pandemia do Covid-19 com uma big band feminina de Córdoba/Argentina, contemplado pelo projeto IBERMÚSICAS e FUNARTE. Em junho do mesmo ano, lançou seu quarto álbum “Arte é Oração”, em duo com o guitarrista Fabio Leal. O seu mais novo trabalho é “Natureza é Casa”, o seu quinto álbum autoral, transportado também para os palcos.

 

Ficha técnica:

 

Carol Panesi – violino, piano, composições, flauta nativa, voz, e direção musical

Fábio Leal – guitarra e viola caipira 

Ajurinã Zwarg – bateria, percussão e sax soprano

Caroline Monlleo – direção cênica

Carlos Pinho – assessoria de imprensa

 

Serviço:

“Natureza é Casa” – Carol Panesi Trio  

Data: 19/10, sábado, 17h

Local: Sala Cecília Meireles, Largo da Lapa, 47, Lapa, Centro, Rio de Janeiro – RJ 

Classificação: 12 anos

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), vendas pelo site https://salaceciliameireles.rj.gov.br/programacao/19out24-carol-panesi-trio/ ou na bilheteria do local  

Duração: 80 minutos

Rede social: https://www.instagram.com/carolpanesi

Fonte: Carlos Pinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *