Palestras terão o Setembro Amarelo como tema, na prevenção ao suicídio
O Núcleo de Educação Permanente (Neps) da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo e a Coordenação da Saúde Mental vão realizar dois dias de palestras de capacitação em alusão ao Setembro Amarelo – onde as atividades de prevenção ao suicídio são intensificadas. O evento é destinado aos profissionais e colaboradores da coordenação da saúde mental e vai acontecer no auditório da secretaria nos dias 19 e 21 de setembro, entre 9h e 17h.
No primeiro dia, serão quatro palestras e, no segundo dia, cinco. Todas são em parceria com as subsecretarias de Atenção Básica, Especializada, Saúde Coletiva e Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg). No dia 20, haverá um dia de atividades recreativas para a saúde mental oferecida aos funcionários. Os eventos não são abertos ao público.
“Nos unimos para capacitar as pessoas que trabalham na ponta atendendo aos usuários nos centros de atenção psicossocial (Caps) e outras unidades que trabalham com o atendimento em saúde mental. O objetivo é oferecer mais conhecimento sobre prevenção ao suicídio, como agir, o que fazer durante o atendimento e para onde encaminhar para o tratamento”, explicou a coordenadora do Neps, Aline Serra.
Programação:
Data: 19/09
9h – “Independência ou morte… Suicídio não é escolha” com o psicólogo Marcos André Torres
10h – “Espiritualidade e a prevenção no cuidado do suicídio” com a enfermeira Amanda Marques
13h – “Tecendo redes para a preservação da vida” com a enfermeira Adriana Muniz
14h30 – “Uma autópsia do suicídio: o que não consta nos prontuários” com o psicólogo Ricardo Lobo, especialista em Promoção da Saúde
Data: 20/09
Dia com atividades recreativas voltadas à saúde mental com os funcionários da secretaria
Data: 21/09
9h – “Atenção Psicossocial como estratégia de cuidado às pessoas em sofrimento com o psicólogo Rodrigo Pereira
10h – “Prevenção ao suicídio e redes de apoio no Município de São Gonçalo” com a psicóloga Anna Carolina Félix Andrade e a assistente social Cássia Regina Souza
13h – “Suicídio: Viver é sempre a melhor opção” com a médica psiquiatra Drª. Carla Beers
14h30 – “Por que tantos jovens e adolescentes procuram o suicídio no Brasil?” com o enfermeiro Willian Coimbra