
Foto/Divulgação: Octacílio Barbosa
O número representa um aumento de 24% em relação aos vacinados – entre servidores e público em geral – na campanha realizada no ano passado também na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) concluiu nesta sexta-feira (16/05) a Campanha Anual de Vacinação contra a Gripe (Influenza), em seus dois postos de atendimento (galeria do plenário e Palácio Tiradentes) com um significativo resultado: foram 864 pessoas imunizadas ao longo desta semana de mobilização, com um aumento de 24% em relação ao número de pessoas vacinadas no ano passado. Com o incentivo da gestão do presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União), a iniciativa teve como objetivo conter a propagação do vírus e ser mais um local de acesso à vacina aos servidores do Parlamento fluminense e população em geral.
“Tem sido muito importante a participação da Alerj na vacinação contra a gripe. Na nossa gestão à frente da Casa, tenho incentivado o engajamento da Assembleia Legislativa por meio do Departamento Médico nessas ações, assim como na campanha de doação de sangue. O fato de o número de pessoas vacinadas na Alerj, tanto servidores quanto público externo, ter aumentado consideravelmente em relação ao ano passado só nos motiva a seguir contribuindo nessa força-tarefa em benefício da saúde da população”, comentou Bacellar.
Durante a semana, a galeria do plenário do Alerjão e o Palácio Tiradentes, sede história do Legislativo fluminense, funcionaram como postos simultâneos de vacinação. Segundo o diretor do Departamento Médico da Alerj, Renan Torres, o número expressivo de vacinados reforça a importância de disponibilizar a vacina, que é uma forma rápida e segura no combate à influenza.
“A sociedade abraçou a vacinação e se conscientizou sobre a importância da campanha no combate às síndromes respiratórias agudas, especialmente por estarmos quase entrando no inverno e a resposta do corpo em relação a isso ser sempre uma gripe. A vacina é a melhor maneira de se cuidar”, destacou Renan.
Saúde coletiva
A campanha de enfrentamento à influenza é fundamental para evitar complicações e quadros graves de hospitalizações, principalmente em grupos mais vulneráveis à doença. Por isso, a aplicação das vacinas foi feita por profissionais do Departamento Médico da Alerj, que são preparados para atuarem em saúde coletiva e comprometidos na conscientização do imunizante como ferramenta essencial de proteção à população