Projeto São Gonçalo em Movimento faz atividade temática
Visando conscientizar sobre a importância do combate à violência contra a mulher, as alunas de zumba do Projeto São Gonçalo em Movimento se reuniram para um grande aulão temático, na última quarta-feira (23). A Praça dos Bandeirantes, onde acontecem as aulas, ficou repleta de mulheres vestidas de lilás. Foi uma manhã de dança, solidariedade e informação.
O Projeto São Gonçalo em Movimento já é reconhecido na região por promover atividades físicas e culturais gratuitas para a comunidade, e o núcleo de zumba se destaca como uma das atividades mais populares, atraindo pessoas de todas as idades em busca de diversão e bem-estar. No entanto, neste aulão especial, a instrutora Bruna Lara decidiu abordar uma questão mais séria: a violência contra a mulher.
A campanha Agosto Lilás, que acontece nacionalmente, busca conscientizar a sociedade sobre os diversos tipos de violência que as mulheres enfrentam diariamente. O nome faz referência à Lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006, e que visa combater a violência doméstica e familiar. Durante todo o mês, várias atividades são realizadas para sensibilizar a população sobre esse problema.
No aulão temático, as alunas dançaram músicas com mensagens de empoderamento feminino e de combate à violência. Além das coreografias animadas e cheias de energia que caracterizam a aula de zumba, momentos de reflexão foram introduzidos, com depoimentos e informações sobre a importância de identificar e denunciar situações de violência.
“Queria usar nossa aula para transmitir uma mensagem sobre união, alegria e superação, para que todas as alunas possam acreditar que esses valores também podem ser aplicados na luta contra a violência às mulheres. Fiquei emocionada ao ver a participação e o apoio de todas elas”, contou Bruna.
Para o presidente da Fundação de Artes, Esporte e Lazer, Fábio Araújo, o núcleo de zumba do Projeto São Gonçalo em Movimento provou que a dança não é apenas uma forma de exercício físico, mas também um meio de expressar mensagens importantes e de construir um ambiente de apoio mútuo.
“Com essa iniciativa em prol da campanha Agosto Lilás, elas deixaram claro que estão dispostas a fazer a diferença na sociedade e inspirar a mudança”, destacou Fábio Araújo.
As atividades são gratuitas e, para participar, basta acessar o site www.projetosgemmovimento.com.