
Foto/Divulgação
Especialista da ViV destaca papel crucial na disseminação de informações corretas
O mês de abril é marcado pela campanha Abril Azul, dedicada à conscientização, entendimento e sensibilização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1 em cada 100 crianças apresenta TEA, tornando-se uma questão de saúde pública relevante.
O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que possui uma ampla variedade de manifestações. Os sinais podem incluir dificuldades na interação social, comportamentos repetitivos e interesses restritos. O diagnóstico precoce é fundamental, pois permite a implementação de intervenções terapêuticas, como terapia comportamental, fonoaudiologia, terapia ocupacional e apoio psicológico, que garantem um olhar amplo sobre cada caso.
A campanha Abril Azul tem um papel crucial na disseminação de informações corretas, ajudando a desmistificar o TEA, combater preconceitos e promover a inclusão social. Além disso, incentiva pais, familiares e profissionais de saúde a ficarem atentos aos sinais de alerta.
Outro aspecto importante é a sensibilização da sociedade para a necessidade de ambientes mais inclusivos, acessíveis e acolhedores, que respeitem as diferenças e promovam a autonomia das pessoas com TEA.
“O trabalho com o grupo de pacientes com TEA é uma experiência extremamente enriquecedora. A troca entre o cuidado oferecido e o aprendizado que proporcionam é notável e inspiradora. Muitas dessas crianças se apresentam agitadas, assustadas e com quadros delicados que demandam um olhar diferenciado e acolhedor. O acolhimento de uma equipe multidisciplinar, especializada no cuidado e manejo com esse público, favorece um desenvolvimento terapêutico mais eficaz, resultando em avanços e resultados mais significativos”, Tatiane Arruda, Psicóloga e Coordenadora do Grupo de Atenção Especial (GRAE), unidade Embu, da ViV São Paulo, do Grupo ViV Saúde Mental e Emocional.
Sobre a ViV Saúde Mental e Emocional
A ViV Saúde Mental e Emocional é o maior grupo de saúde mental do Brasil e oferece tratamento da baixa à alta complexidade, com cuidados personalizados, com o propósito de melhorar a qualidade de vida de seus pacientes.
Presente em seis Estados do País e no Distrito Federal (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e São Paulo), com dez instituições (Clínica da Gávea, Instituto São José, Vila Verde, Cadmo, Green House, Clínica Crescer, Clínica Prisma, Vivere e ViV São Paulo) e com credenciamento de diversos convênios de saúde, a missão da ViV é elevar a vida ao seu melhor e integrar os lados físico, mental e social de cada paciente, com uma abordagem baseada no equilíbrio entre o científico e a sensibilidade humana.
Busca ser reconhecida como uma rede de excelência assistencial para saúde mental e emocional, contribuindo para redução do estigma no Brasil.
Fonte: Stefany Oliveira