banco mucumba

Foto/Divulgação

O Banco Mumbuca recebeu nesta quinta-feira (23), o primeiro dia da terceira edição do Congresso de Gestores, Articuladores e Pesquisadores de Economia Solidária (Egapes), com o tema principal “A Economia Solidária como ferramenta de transformação digital e social ”.
O evento reúne palestrantes e estudiosos do assunto vindos de diferentes partes do país e também do exterior para debaterem os desafios, a construção de alternativas para as crises e as iniciativas voltadas na área da economia solidária, entre elas a renda básica e a criação de uma moeda social, já adotadas em Maricá.
Na abertura do congresso, a diretora-presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello, falou sobre o trabalho desenvolvido em Maricá na busca por uma distribuição de renda mais justa e da honra do banco estar sediando a 3ª edição de um encontro tão importante.
 ” O evento reafirma o protagonismo da cidade no setor. É um espaço para trocarmos experiências, discutir economia solidária. Maricá é uma cidade com transferência de renda e a pioneira na criação de um banco comunitário. O Banco comunitário é muito importante para inclusão  da população no sistema financeiro mas não usando o padrão do sistema financeiro. Quando a gente fala de banco comunitário, a gente fala de desenvolvimento social, criando espaços de transferência de renda, criando pertencimento  e mudando o conceito de economia da cidade. São dez anos dessa revolucao envolvendo a economia solidária,  a economia circular e o emponderamento da população. É uma construcao coletiva e para o banco comunitário, a construção coletiva é o principal pilar. ” afirmou Manuela. 
Na mesa de abertura, a deputada Zeidan também esteve presente e falou sobre a construção ao longo dos anos da experiência de Maricá,  que hoje é inspiração para o Brasil e para o mundo.
“Foram anos construindo esse caminho que estamos trilhando. Hoje, Maricá está em todas as pautas em relação a economia solidária. Somos inspiração para toda cidade que quer implementar uma moeda social e fazer essa revolução. Esse espaço, o Egapes, não podia acontecer em outro lugar.” Ressaltou Zeidan. 
O Encontro Gestores, Articuladores e Pesquisadores de Economia Solidária (Egapes) acontece até este sábado (25) e na programação de encerramento, será lançada a Rede Rio de Bancos Comunitários. 
CLIQUE E ACESSE NOSSO CANAL!!!
Nesta sexta-feira (24), o evento recebe quatro mesas debatendo economia solidária como política transversal, como movimento organizado e sobre as políticas públicas que acontecem em Maricá. Além disso, no horário do almoço, acontece o desfile Eco Fashion, um desfile de moda que transforma materiais recicláveis em artigos de moda. 
SERVIÇO: 
Encontro de Gestores, Articuladores e Pesquisadores de Economia Solidária (Egapes)
Horario: a partir de 8h
Endereço: Rua Hilário Luiz Queiroz da Silva.
Sede do Banco Mumbuca.
Fonte: Ascom 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *