A solicitação do Vale Social pode ser realizada, presencialmente, em postos localizados em diversos municípios (confira a relação dos postos de atendimento em https://bit.ly/3jIUUGC). Quem não reside nesses municípios deve realizar o agendamento junto à Riocard Mais, através do telefone (21) 2127-4000, de segunda a sexta, das 8h às 18h30, e aos sábados e domingos, das 8h às 12h. Nesse caso, o solicitante é direcionado, conforme seu local de residência, a uma das sete lojas disponibilizadas pela Riocard Mais (Central, Niterói, Macaé, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis). Em virtude das medidas de prevenção e enfrentamento à propagação do novo coronavírus no estado, o atendimento presencial dos postos de cadastramento está sendo retomado gradualmente. O Vale Social é concedido aos portadores de deficiência (física, auditiva, visual ou mental) e doentes crônicos que estejam em tratamento médico ou medicamentoso, em unidade pública de saúde ou conveniada ao SUS, cuja interrupção possa acarretar risco de morte. Além da primeira via, o usuário pode agendar a solicitação de renovação, cumprimento de exigência e recurso. A gratuidade é válida para transportes de concessão estadual (rodoviário intermunicipal, metroviário, ferroviário e aquaviário). De acordo com a legislação, a Setrans tem o prazo máximo de 90 dias para regulamentar e expedir o benefício. Esse prazo passa a contar a partir da data de recebimento do cadastro pela equipe do Vale Social.
AGENDAMENTO: No dia agendado pela Riocard Mais, o solicitante deve comparecer ao local designado com a ficha cadastral preenchida e a documentação necessária para dar entrada no benefício. Concluída essa etapa, o requerente pode acompanhar o status de sua solicitação junto à Coordenadoria do Vale Social, nos telefones (21) 2333-9316 e (21) 2333-9317. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 9h às 15h.