unnamed (8)

Foto/Divulgação: Luiz Carvalho

Município amplia oferta de vagas com nova unidade

Com um circuito de atividades montado na quadra do Centro de Referência Municipal em Autismo Professora Maria José da Silva Rodrigues, no Gradim, o aluno Davi Ismael, de 7 anos, se diverte aprendendo e se desenvolvendo. Especialmente para as necessidades dele, a Fonoaudiologia e a Educação Física trabalham em conjunto, unindo forças para fornecer um tratamento personalizado.

Além de ter um atraso de linguagem, Davi possui a apraxia, que é a dificuldade de articular as palavras. Com a fonoaudióloga Fabiana de Souza, ele faz uma estimulação para identificar primeiro as formas e as figuras, para tentar fazer a pronúncia das palavras. Além disso, por conta da hiperatividade, ele tem dificuldade em ficar em sala, fazendo com que os atendimentos sejam pensados de forma diferente, na quadra de esportes.

“Como ele gosta muito de atividade física e de bola, nós pensamos em fazer esse trabalho em conjunto com a Educação Física, na quadra. Ele faz uma atividade física e para um pouquinho para fazer uma atividade comigo. Nós conversamos com a mãe, sugerimos o trabalho desta forma e fomos vendo que estava dando muito certo. Mesmo ele morando longe, ele vem toda terça-feira, sem falta, para este duplo atendimento”, contou a fonoaudióloga.

Como Davi, os 119 alunos deste Centro de Referência em Autismo contam com a análise de profissionais que discutem cada caso. A estrutura da unidade conta com salas de recursos, de fisioterapia, fonoaudiologia, de música e de artes, além de atendimento com nutricionistas, psicólogos, psiquiatras e dentistas.

Na Sala de Recursos, o aluno Brian Coutinho, de 10 anos, faz a estimulação da coordenação motora fina, para conseguir segurar o lápis e aprender a escrever. A professora de Apoio Especializado, Maria Magnólia de Oliveira, conta que o aluno já consegue ler e que está passando por este processo para que consiga avançar na escrita. Para ela, o trabalho com o autista exige vínculo e confiança.

“O que é mais gratificante é o amor que eles têm, porque quando você consegue estabelecer o vínculo, eles são maravilhosos. O autista tem a dificuldade de socialização, então quando ele tem essa confiança em você, é uma criança normal. Eu tenho alguns atendidos que estão indo para o ensino médio, eles também têm perspectiva, sabem a profissão que querem seguir. Cada um é diferente do outro, com habilidades e formas de aprender distintas”, afirmou a professora.

Novo Centro de Referência em Autismo

A Prefeitura de São Gonçalo está ampliando a oferta de atendimento especializado para os autistas. Quem foi contemplado no sorteio público do Centro de Referência do Autista Marlene Felício Faria, no Centro, tem até a próxima sexta-feira (6) para a efetivação da matrícula e apresentação de documentos. A matrícula é feita na unidade, de segunda a sexta-feira, de 10h às 16h. Após esta data, as vagas remanescentes serão preenchidas pelo cadastro de reserva, respeitando a ordem do sorteio. A relação e a ordem dos sorteados para as vagas imediatas e de cadastro de reserva foram divulgadas no Diário Oficial do Município do dia 18 de abril.

Humor/Colabração: Netto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *