Objetivo é aprimorar as técnicas de intervenção nos serviços oferecidos
A Secretaria de Assistência Social promoveu uma capacitação para os profissionais do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), na tarde da última quarta-feira (17). A intenção dessa formação continuada é aprimorar as técnicas de intervenção dos profissionais, sejam eles assistentes sociais e psicólogos, que atuam diretamente com as pessoas que vivem situação de vulnerabilidade no município.
“Precisamos estar sempre em busca de conhecimento para agir com maestria. A capacitação é muito importante para que o profissional esteja apto para atender as pessoas que têm seus direitos violados. Nossa intenção é manter uma capacitação continuada em todos os setores da pasta. O trabalho não pode parar, é sempre tempo de aprender e se reinventar”, afirmou o secretário de Assistência Social, Wagner Ventura.
A capacitação seguiu todos os protocolos de saúde contra a covid-19, como uso obrigatório de máscara durante toda a qualificação, medição de temperatura e álcool em gel.
O município de São Gonçalo conta com cinco unidades de Creas, que estão situadas nos bairros Luiz Caçador, Mutondo, Jardim Catarina, Arsenal e Vista Alegre.
No Creas, os profissionais atendem as famílias em vulnerabilidade e elaboram relatórios para os sistemas de justiça, como Ministério Público e Juizado de Menores. As principais demandas das unidades são negligência e abandono. Além disso, as unidades trabalham no auxílio da retirada de 2ª via de documentos, inserção no Cadastro Único, viabilização de encaminhamento para o benefício de prestação continuada, entre outros serviços.