
Grupo Bantu Afro Brasileiro - Foto/Divulgação
Grupo da África Ocidental promove uma série de atividades na cidade
Artistas do Benin chegam a Niterói nessa sexta-feira (21) para uma semana de atividades gratuitas abertas ao público e a realização de um intercâmbio cultural com o Espaço Cultural da Grota. A parceria inclui uma participação do cantor e trompetista beninense Harjovy, ícone da música gospel no país da África Ocidental, num concerto da Orquestra da Grota.
Harjovy é diretor musical do grupo Bantu Afro Brasileiro, um coletivo de artistas beninenses que acompanha o músico na turnê em Niterói e se dedica a pesquisar a cultura africana e a sua ligação com o Brasil.
|
Na próxima semana, os artistas do Bantu Afro Brasileiro vão oferecer um workshop gratuito de danças e pinturas tribais da África, além de uma oficina de amarração de turbantes. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h, na quadra da Escola de Samba Bem Amado.
Já na terça e na quinta, das 9h às 11h30, Harjovy oferece uma masterclass de canto aos músicos da Orquestra da Grota, além de ensinar canções nas línguas iorubá e fon, respectivamente, da Nigéria e do Benin. Os músicos da Orquestra Jovem da Grota também terão a oportunidade de participar de atividades com o artista beninense.
No domingo (30), às 11h, Harjovy participa do concerto da Orquestra da Grota na Igreja Anglicana de Niterói, interpretando duas músicas de seu repertório, acompanhado pelo grupo de Niterói.
Mais informações sobre as atividades podem ser encontradas na página da Orquestra da Grota no Instagram (@orquestradagrota).
Sobre o Bantu Afro Brasileiro
|
O Bantu Afro Brasileiro é uma associação criada em 2013 pela pesquisadora e bailarina gabonense Manuella Kassa para promover e investigar a conexão África-Brasil, divulgando a cultura por meio da dança, música e outras linguagens artísticas. Desde sua fundação, o coletivo já realizou ações na França, Gabão e Cuba, e nas cidades brasileiras de Olinda (PE) e Rio de Janeiro.
Sobre a Orquestra da Grota
A Orquestra da Grota é composta por 23 músicos profissionais, todos formados pelo Espaço Cultural da Grota (ECG), projeto social de inclusão pela música que completa 30 anos de atividades em 2025, com núcleos distribuídos por Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Nova Friburgo.
O ECG oferece aulas gratuitas de iniciação musical, flauta doce, percussão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, harpa, prática de orquestra, piano, teclado, ukulele, violão, cavaco e bateria. Também há classes de reforço escolar, pré-vestibular, yoga, desenho e pintura.
Fonte: Paulo Marcio Vaz