O Projeto Grael, organização que promove a inclusão social por meio dos esportes náuticos e da educação, realizou uma semana de atividades em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na sede de Niterói. No decorrer da programação, os alunos participaram de oficinas com intuito de conscientizar sobre a importância de preservar a natureza.
As regatas ecológicas realizadas pelos alunos no decorrer da semana recolheram cerca de 30kg de resíduos flutuantes do mar, o que enfatiza a importância de manter os oceanos limpos e saudáveis.
Durante a Semana de Meio Ambiente, o Projeto Grael recebeu diferentes oficinas realizadas por parceiros para incentivar e conscientizar os educandos. O projeto Minha Redinha, por exemplo, realizou uma palestra sobre como é possível empreender transformando redes de pesca que seriam descartadas em bolsas, promovendo a reciclagem de materiais e a redução do impacto ambiental.
O Projeto Barco Escola, por sua vez, realizou medições com termômetros e anemômetros, mostrando o quanto é necessário monitorar as condições climáticas para a navegação segura.
Já no último dia das atividades que aconteceram nesta quarta (7), os alunos ficaram deslumbrados com a presença da ONG SOS Vida Silvestre com uma exposição de animais em estado de taxidermia, que sofreram acidentes em rodovias, ressaltando a importância de preservar os habitats naturais dos animais.
“O objetivo do projeto é conscientizar as crianças sobre a importância da preservação dos animais silvestres e seu habitat natural, além de despertar o interesse delas pela biodiversidade da nossa região. Foi uma manhã incrível e as crianças adoraram. Estamos felizes em fazer parte dessa semana tão importante para o Projeto Grael e para o nosso planeta”, contou a Cínthia Peres, Coordenadora Geral e Vice presidente da ONG SOS Vida Silvestre.
Além disso, durante as aulas de natação do Projeto Grael, os alunos participaram de uma gincana onde recolheram lixo reciclável nadando na piscina, reforçando a ideia de que pequenas atitudes podem fazer a diferença para a preservação do Meio Ambiente. Nas aulas de informática foram aplicados jogos educativos de impactos ambientais.
A oficina de estamparia botânica foi um sucesso. Os convidados produziram bolsas com estampas ecológicas através de mudas de plantas.
Para a coordenadora de projetos ambientais do Projeto Grael, a semana de atividades foi uma grande oportunidade para contribuir com a natureza e mostrar aos alunos os impactos do lixo em nosso planeta.
“Nós acreditamos que a educação ambiental é fundamental para garantir um futuro sustentável para todos. Por isso, estamos muito felizes em poder contribuir com essa causa por meio das nossas atividades”, disse Érica Canavitsas.
O Projeto Grael é uma organização que atua há cerca de 25 anos em Niterói, promovendo a inclusão social por meio dos esportes náuticos e da educação.