WhatsApp Image 2022-12-26 at 13.47.19

Foto/Divulgação

Iniciativa é projeto final da turma e visa ajudar na mitigação de enchentes no local

Cerca de 40 alunos do programa Ambiente Jovem, do Governo do Estado, deram um show de sustentabilidade e deixaram a sua marca no município de Três Rios, localizado no Centro-Sul fluminense. Os formandos da iniciativa executada pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Inea) desenvolveram duas ecobarreiras para impedir a passagem de resíduos sólidos que causam enchentes nos corpos hídricos.


A iniciativa faz parte do projeto final da turma que se forma em dezembro deste ano e partiu dos próprios alunos que, a partir do conhecimento adquirido em sala de aula, identificaram a problemática de enchentes frequentes no território e pensaram em uma solução. Com a orientação dos professores e técnicos ambientais, os jovens construíram duas ecobarreiras a partir de 50 bombonas traçadas com redes de polietileno que foram doadas à cidade de Três Rios. “Parte do objetivo do Ambiente Jovem é fazer com que os alunos identifiquem problemas ambientais e criem soluções para o local onde estão inseridos. Este é um exemplo de uma execução perfeita do que foi proposto, estamos muito orgulhosos de nossos novos ambientalistas”, declarou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Brito.

Foto/Divulgação

Parceira do programa no município, a Prefeitura de Três Rios instalou a primeira ecobarreira entre os córregos do Purys e Caixa d’água, e a segunda em um córrego que transpassa pelos bairros da Vila Isabel, próximo ao Rio Paraíba do Sul. A partir disso, será de responsabilidade do poder público municipal a manutenção e limpeza das barreiras que já estão operantes. Utilizadas em todo o mundo, as ecobarreiras são estruturas flutuantes que, ao serem instaladas nos corpos hídricos, fazem o bloqueio de passagem de resíduos flutuantes que são compostos, principalmente, por materiais plásticos e descartáveis. A técnica, também adotada pela Seas e pelo Inea em vários locais do estado, é grande aliada na mitigação de diversos problemas ambientais.

Sobre o programa

A iniciativa, voltada para jovens de 16 a 24 anos, tem como objetivo formar agentes de transformação ambiental e social em suas comunidades. Além da capacitação em diversos temas pertinentes, os participantes recebem uma bolsa mensal de 200 reais. Após passarem pelo processo de capacitação sobre sustentabilidade e cidadania, os participantes estarão aptos a exercitarem e multiplicarem esse conhecimento e irão construir um plano de sustentabilidade para suas vizinhanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *