
Fotos/Divulgação: Seeduc-RJ
Vagas foram conquistadas em universidades públicas e privadas
“O Programa Jovem Repórter G20 abriu meus olhos para uma paixão pelo jornalismo que eu nem sabia que existia. O que mais gostei foi a vivência com a área, o contato com profissionais experientes e a possibilidade de aprender na prática”. Estas são as palavras de Ana Carolina Gonçalves, de 18 anos, aprovada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A jovem acredita que o seu amor pela área começou após ser um dos destaques do projeto, realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, numa parceria entre a Secretaria de Educação e a Casa Civil, que reuniu 100 estudantes de escolas interculturais.
A iniciativa foi criada para que estudantes, que têm no currículo o estudo de língua estrangeira e de culturas de outros países, vivessem a experiência como produtores de conteúdo para diversas mídias, além de cobrirem eventos oficiais como se fossem repórteres.
Heloá de Oliveira, de 17 anos, estudante do Ciep 449 Leonel de Moura Brizola, em Niterói, Região Metropolitana do Rio, foi mais uma que viu na sua participação no projeto a chance de mudar a vida.
– Estou muito feliz com a minha aprovação para Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Universidade Federal Fluminense (UFF). O projeto, com certeza, me ajudou a entender a minha relação com a área, apesar de eu sempre ter tido um vínculo com a comunicação – contou Heloá, acrescentando que levará para sempre o aprendizado adquirido no programa.
Sara Senna e Letícia Vieira, ambas do Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade – Brasil-Estados Unidos, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, também conquistaram vagas para cursar Jornalismo.
Os estudantes que participaram do Jovem Repórter puderam aprender mais sobre os universos da comunicação e das relações internacionais, tendo passado, antes, por um processo de qualificação com profissionais da Secretaria de Estado de Educação e da Casa Civil. Ao longo do ano, os alunos foram destaques na imprensa nacional, nos principais programas e canais de TV do país, como o telejornal ‘RJTV’, da Rede Globo, e o canal por assinatura Globo News, entre outros.
– É muito gratificante para nós olharmos os exemplos dessas alunas. Não tem nada melhor que saber que um programa criado pela secretaria influenciou a formação e a carreira profissional de cada um. É maravilhoso ver nossos estudantes sendo treinados para ter esse diferencial e assumir esse papel de liderança – afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Em breve, serão divulgadas mais informações de como irá acontecer a edição de 2025 deste programa, que tem revelado grandes talentos da rede.