uerj

Foto/Divulgação

Carolina Prates Bhering, Esther Magno Dias da Silva e Manuella Nobre Oliveira da Cunha, alunas do Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cap-Uerj), foram selecionadas para estudar na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS), com bolsa integral do governo japonês. Este é o oitavo ano consecutivo em que estudantes da instituição são aprovados na seleção.

Na graduação, as brasileiras vão integrar turmas mistas, com alunos japoneses e estrangeiros, no curso de “Estudos de Área”, com foco no Japão.

O convênio entre a Uerj e a TUFS existe há cerca de 20 anos. Inicialmente, apenas os graduandos de Letras/Português-Japonês eram beneficiados com o chamado intercâmbio “sanduíche”, quando o aluno tem a possibilidade de cursar algumas disciplinas no exterior. Desde 2015, o projeto foi estendido aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do CAp-Uerj, que podem se candidatar ao vestibular especial para admissão à TUFS, que é voltada para estrangeiros.

A seleção é coordenada pela professora Elisa Figueira de Souza Corrêa, do Setor de Japonês do Departamento de Letras Clássicas e Orientais, do Instituto de Letras da Uerj. O processo seletivo é composto por três entrevistas em inglês. Além disso, os alunos precisam ter boas notas ao longo do Ensino Médio e, ainda, redigir uma carta de intenções, também em inglês, dizendo quais as suas motivações para querer estudar na TUFS. O CAp-Uerj também emite sua própria carta de recomendação e os estudantes precisam ter um certificado de proficiência na língua inglesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *