unnamed

Foto/Divulgação: Alex Ramos

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) homenageou nesta segunda-feira (31/03) com o Diploma Mulher Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro 10 personalidades que contribuíram para a defesa dos direitos da mulher e questões de gênero no Estado do Rio de Janeiro. Além disso, durante a solenidade, foram entregues os Prêmios Dandara e Marielle Franco. A cerimônia aconteceu no plenário do Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento fluminense.

À frente da solenidade, a presidente da Comissão da Alerj dos Direitos da Mulher, deputada Renata Souza (Psol), destacou a importância do encontro e o papel fundamental desempenhado pela Sala Lilás, criada pela Casa. “Essa cerimônia reconhece mulheres em diferentes lugares na sociedade que lutam pela vida de outras mulheres. Então, eu não tenho dúvidas da importância desta homenagem que valoriza o trabalho desenvolvido por elas. A gente contemplou pessoas das áreas da saúde, educação, segurança pública e dos movimentos sociais. A Sala Lilás, nesse sentido, é central para a construção e a possibilidade de termos dentro da Alerj um espaço que faça esses atendimentos e acolha essas mulheres de maneira qualificada”, afirmou a parlamentar.

Uma das agraciadas do Diploma Mulher Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro, major Bianca Neves, coordenadora do Programa Patrulha Maria da Penha, possui 22 anos de Polícia Militar e lidera iniciativas de enfrentamento à violência doméstica. “Para mim, é uma alegria muito grande estar aqui nesta casa, recebendo esse diploma. Gostaria de dedicar aos nossos policiais que protegem e defendem as mulheres do nosso estado. Confie no nosso programa, deem o primeiro passo para quebrar o ciclo de violência”, afirmou.

Também ganhadora da honraria, a secretária de estado da Mulher, Heloísa Aguiar, ressaltou o trabalho realizado na pasta e agradeceu o recebimento do diploma. “Fico muito grata e imensamente feliz em receber essa homenagem. Implementamos o Observatório de Feminicídio, que coleta, organiza e analisa dados sobre feminicídios no estado. A gente tem contabilizado um avanço em mais de 50% da criação de políticas públicas em defesa das mulheres”, pontuou.

Prêmio Dandara

Durante a solenidade, a deputada Renata Souza entregou o Prêmio Dandara para quatro personalidades que contribuíram para a valorização da mulher negra afrodescendente, latino-americana e caribenha no estado. A vereadora Thaís Ferreira (Psol) relatou como se sentiu ao receber essa premiação.

“Significa um importante reconhecimento da nossa trajetória de lutas, que não começa só na minha história. São tantas outras que vieram antes de mim, que me oportunizaram estar aqui no dia de hoje, fazendo esse reconhecimento também a outras mulheres. Então, é extremamente importante para a minha carreira como política e também como ativista mulher”, disse a vereadora.

Prêmio Marielle Franco

A cerimônia prosseguiu com a entrega do Prêmio Marielle Franco para entidades que tenham desenvolvido ou estejam implementando ações de promoção, valorização e defesa dos direitos humanos no Estado do Rio, com destaque para os direitos da população negra, das mulheres e da população LGBTQIAPN+. A honraria foi entregue para Cecília Maria Bouças, professora aposentada e fundadora do Grupo Tortura Nunca Mais/RJ. “Esse prêmio representa muito para mim. A minha luta é coletiva porque a mulher continua sendo criminalizada. Nossa vida é resistência e continuaremos combatendo o machismo e a misoginia”, afirmou.

Confira a lista completa das homenageadas:

 

Diploma Mulher Cidadã Leolinda de Figueira Daltro

Heloísa Aguiar – secretária de estado da Mulher

Ana Cristina Murai – médica

Cátia dos Santos – funcionária pública estadual

Cyntia Matos – pedagoga e educadora popular

Ebe Campinha – assistente social

Elisabete Nascimento – escritora e compositora

Gisele Herdy – pedagoga

Juliana Alves – vereadora Juliana do Táxi

Rosemar Soares – assistente social

Bianca Neves – major da Polícia Militar

 

Prêmio Dandara

Gabriela Lohan – atriz

Luana Xavier – atriz

Cris Vianna – atriz

Thaís Ferreira – vereadora

 

Prêmio Marielle Franco

Cecília Maria Bouças – professora aposentada e fundadora do Grupo Tortura Nunca Mais/RJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *