A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), vai realizar audiência pública nesta terça-feira (29/08), às 10 horas, para realizar debate com o tema “Os Impactos da Violência Armada na Vida das Mulheres: gênero e território”. A reunião acontecerá no auditório da Escola do Legislativo (Elerj), no 2º andar do Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento fluminense, e será transmitida ao vivo pelo YouTube Alerj Digital.

Para a presidente do colegiado, deputada Renata Souza (PSol), o aumento do número de feminicídios está relacionado à comercialização, circulação e aquisição de armas e o assunto precisa ser debatido para que o Estado avance em políticas relacionadas ao tema.

“Precisamos investigar e combater as causas de fundo do aumento dos feminicídios no estado e há evidências de uma relação da violência de gênero com o cotidiano de agressão armada nos territórios. Essa audiência trará informações relevantes sobre essa realidade que precisa urgentemente ser transformada”, explica Renata.

Foram convidadas para o debate a superintendente de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, da Secretaria de Estado da Mulher, Tatiana Queiroz; e a defensora pública Márcia Fernandes, do Núcleo Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM). Participam, ainda, representantes do Eixo Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça da Redes da Maré, do Fórum Popular de Segurança Pública, e do Coletivo Mães de Manguinhos.

Familiares do adolescente Thiago Menezes Flausino, de 13 anos, morto no dia 06/08 passado, durante operação na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, também foram convidados.

 

Fonte: Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *