unnamed (29)

Foto/Divulgação: Alerj

Dados do Sistema Nacional de Adoção apontam que existem mais de cinco mil crianças disponíveis para adoção no país e 34 mil pessoas ou famílias dispostas a adotar.

Estudos mostram que o tempo de espera para adoção causa ansiedade, tanto para as famílias que desejam adotar, como para as crianças e adolescentes que aguardam um novo lar. Diante desse cenário, a Frente Parlamentar em Defesa da Família, da Adoção e da Primeira Infância discutirá as responsabilidades e desafios de estados e municípios na promoção de um acompanhamento psicológico adequado nos processos de adoção. O encontro acontece nesta terça-feira (20/08), às 10h, no auditório do 21º andar da Alerj, Rua da Ajuda, nº 5, Centro do Rio.

“A Frente Parlamentar pretende reforçar o diálogo interinstitucional que contribua para a formulação de políticas públicas mais eficazes no âmbito da adoção e da proteção integral das crianças e adolescentes no estado. E o suporte psicológico é fundamental para garantir que a adoção seja um processo saudável e bem-sucedido para todas as partes envolvidas”, destaca a deputada Tia Ju (REP), que preside a Frente.

O encontro contará com a presença de diversas autoridades e entidades do setor: o juiz de direito e presidente do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica da EMERJ, Sérgio Luiz; representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do RJ; grupos de apoio à adoção; representantes da Comissão de Direitos da Criança e Adolescente da OAB/RJ, da Associação dos Conselhos Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (Aceterj) e do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedca).

Fonte: Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *