unnamed
Audiência pública relacionada ao Setembro Azul será presidida pela deputada Rosane Felix
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) realiza audiência pública por videoconferência na próxima segunda-feira (28) para debater a inclusão social de surdos. Deputados e representantes da sociedade civil organizada debaterão o tema Setembro Azul: Identidade, Acessibilidade e Cidadania da Comunidade Surda, a partir das 11 horas.
No país, 5% da população é composta por pessoas surdas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, do total, mais de 150 mil moram no Estado do Rio de Janeiro.
A audiência pública é organizada pela Comissão dos Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso em conjunto com a Comissão da Pessoa com Deficiência.
“Incluir é valorizar e respeitar todos aqueles que nos rodeiam. O Setembro Azul é importante, mas precisamos fazer com que as ações tenham resultado no dia a dia. Estar sempre aprimorando as políticas públicas no Estado do Rio e em todo o país, fazendo valer a legislação já existente, para assegurarmos acesso ao esporte, cultura, mercado de trabalho e tantas outras áreas”, afirma a deputada Rosane Felix (PSD), presidente da Comissão dos Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso na Alerj.
Recentemente, a deputada formalizou pedido ao governo estadual para a presença obrigatória de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas entrevistas concedidas pelo governador, vice e secretários. “Com a expectativa de vida crescente da população brasileira, é fundamental oferecer condições de inclusão para as pessoas de todas as faixas etárias que possuem deficiência auditiva, porque assim estaremos resguardando cidadania e direitos humanos”, conclui Rosane Felix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *