unnamed (9)

Foto/Divulgação: Alex Ramos

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou, nesta segunda-feira (12/05), uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem. O evento, que ocorreu no Palácio Tiradentes, foi marcado pela entrega do Prêmio Anna Nery e de moções de congratulações a profissionais da área.

Responsável pela solenidade, a deputada Lilian Behring (PCdoB), que também é enfermeira, destacou que o Estado do Rio de Janeiro conta com cerca de 400 mil profissionais da enfermagem. Segundo ela, a semana será marcada por ações e iniciativas voltadas ao reconhecimento da categoria.

“A enfermagem representa 63,8% de todo o recurso aplicado na saúde do estado. Por isso, uma semana ainda é pouco para valorizar esses profissionais que têm a missão de salvar vidas. O Prêmio Anna Nery é a maior honraria concedida a profissionais de saúde no nosso estado. Me sinto honrada em poder homenagear tantos enfermeiros qualificados nesta manhã. A enfermagem é presença, é toque, é responsabilidade com a vida do outro”, afirmou a parlamentar.

Criadora do Prêmio Anna Nery na Alerj, a deputada federal Enfermeira Rejane (PCdoB) participou da solenidade e ressaltou a importância da continuidade do reconhecimento à categoria no Parlamento Fluminense. Ela também comemorou o fato de a honraria ter sido entregue, pela primeira vez, por outra deputada que também atua na área da enfermagem.

“Somos mais de três milhões de profissionais da enfermagem no Brasil. Este prêmio simboliza o tamanho e a importância da nossa categoria. Esse é um momento de reflexão, debate e engajamento. Criamos essa homenagem para valorizar não apenas os enfermeiros, mas todos os profissionais da saúde. Fico muito feliz em ser homenageada por outra colega de profissão”, declarou.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), que é médica, também esteve presente e destacou as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas no Congresso Nacional em defesa dos profissionais da enfermagem. Ela reforçou que o Dia Internacional da Enfermagem é uma data fundamental para impulsionar a mobilização política da categoria.

“A enfermagem tem percebido o papel fundamental que desempenha na saúde pública do país, o que também tem impactado nas políticas públicas. A pandemia foi um divisor de águas nesse processo. Desde então, temos conquistado mais espaço e aprovado projetos voltados à área da saúde com mais facilidade. O Parlamento tem se sensibilizado com essas pautas e valorizado os profissionais que estão à beira do leito”, declarou Jandira.

Entre as homenageadas, a vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ), Rosemary Maria, destacou sua trajetória profissional e a importância do reconhecimento à categoria.

“Os enfermeiros representam a maior força de trabalho da saúde no Brasil e também no Rio de Janeiro, e muitas vezes não têm sua atuação valorizada como deveriam. Nosso estado possui a segunda maior representação de profissionais da enfermagem do país. Somos também a principal força de trabalho feminina no estado, sendo 80% composta por mulheres negras e pardas. Ainda temos muitos desafios pela frente. Recebo esse prêmio com orgulho, mas o dedico a todos os colegas que atuam com dedicação e excelência. A enfermagem tem um conhecimento que merece ser prestigiado” concluiu Rosemary.

Fonte: Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *