Como forma de celebrar a data que marca os 115 anos da chegada do primeiro navio japonês que aportou no Brasil, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou sessão solene, nesta segunda-feira (19/06), à noite, no Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento fluminense. A solenidade, que reuniu membros do consulado japonês, parlamentares da Casa e integrantes da sociedade civil organizada, foi comandada pela deputada Elika Takimoto (PT), descendente de japoneses, e homenageou Koji Fukasawa, presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira (RENMEI).
O Brasil tem a maior população japonesa fora do Japão, são cerca de duas milhões de pessoas. E no Japão, os brasileiros compõem a quinta maior comunidade estrangeira naquele país, com cerca de 204 mil pessoas. A potência da relação entre as nações foi ressaltada por Elika, primeira deputada autodeclarada amarela na Alerj.
“O vínculo entre os dois países é um dos maiores patrimônios que temos. No Brasil, há a contribuição do Japão para o desenvolvimento econômico com as indústrias, agricultura e gastronomia. Sem contar a cultura, marcada no audiovisual pelos animes consumidos por jovens. E ter uma associação como a RENMEI, que trabalha para garantir a manutenção da história nipo-brasileira, é essencial”, disse.
Moção de Aplausos
Homenageado com moção de aplausos e congratulações como representante de toda a colônia japonesa no Rio de Janeiro, Koji Fukasawa agradeceu: “É uma satisfação muito grande receber uma homenagem aqui na Alerj. Esse é o reconhecimento ao trabalho desempenhado pela colônia. Todo ano, atuamos na promoção de campeonatos esportivos e eventos culturais para manutenção da história dos imigrantes japoneses no Brasil”.
O Cônsul-Geral do Japão, Ken Hashiba, realizou homenagem póstuma a Minoru Matsuura, ex-presidente da RENMEI e personalidade Nikkei, nome dado aos descendentes de japoneses nascidos fora do Japão. “Minoru honrava os seus antepassados, tendo dedicado muito de sua vida em prol da comunidade Nikkei em todo o Brasil. Com seu sorriso acolhedor, ele me recebeu de braços abertos quando cheguei ao Rio”, comentou. A condecoração foi entregue à sua viúva e aos filhos, presentes no evento.
Sobre a relação entre os países, o Cônsul japonês disse vai continuar se esforçando para estreitar as relações entre Brasil e Japão. “Agora, desfrutamos de uma relação muito boa não só com o Rio de Janeiro, mas com todo o país”, acrescentou Hashiba.
Também presente no evento, o deputado Luís Paulo (PSD) frisou a importância da data. “Estou muito feliz em estar aqui porque nós, brasileiros, temos muito orgulho em manter essa amizade e o processo de aculturamento com a cultura japonesa”, ressaltou.
O presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI), João Luiz Fukunaga, contou que um terço da diretoria de altos cargos na empresa são de nipo-brasileiros. “Nós construímos uma comunidade que tem muito orgulho de olhar para o passado e, principalmente, para o futuro. É nessa perspectiva que podemos comemorar 115 anos de parceria e investimentos”, afirmou.