A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (29/05), em discussão única, o Projeto de Resolução 702/24, que concede a Medalha Tiradentes, a maior honraria do Estado do Rio, ao jornalista André Trigueiro, por sua trajetória profissional e dedicação ao jornalismo ambiental em prol da preservação do planeta. A norma será promulgada pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União), e publicada no Diário Oficial do Legislativo.
A homenagem é assinada pelo autor original, deputado Carlos Minc (PSB), e também pelos parlamentares Luiz Paulo (PSD), Franciane Motta (Pode), Elika Takimoto (PT), Flávio Serafini (PSol), Renata Souza (PSol) e Marina do MST (PT).
Durante a votação no plenário, Minc ressaltou a relevância do profissional na área ambiental. “O Trigueiro é um jornalista diferenciado, porque ele não fala só dos problemas ambientais; ele também mostra o que deu certo. Muitos dos projetos aprovados aqui na Alerj foram inspirados no Programa Cidades e Soluções, do qual ele é editor-chefe. Merece ser homenageado, sobretudo em um momento tão difícil para o Rio Grande do Sul. Ao homenagear o Trigueiro, estamos dizendo que a ficha da questão climática e ambiental precisa cair”, justificou o parlamentar.