Período de festas é desafiador para pessoas com problemas com álcool, principalmente para quem está no início do processo de recuperação
As festas de fim de ano estão chegando e é um momento de atenção para quem possui problemas com o consumo de álcool, especialmente os novatos no processo de recuperação. É no período de confraternizações e datas festivas, como Natal e Ano Novo, que a ingestão de bebidas alcoólicas costuma ser mais intensa e frequente, sendo normalizado e incentivado seu consumo.
Para auxiliar quem precisa de ajuda e proporcionar uma festividade em sobriedade, o Escritório de Serviços Locais de A.A. no Rio de Janeiro reforça que todos os grupos que têm reuniões aos domingos e segundas funcionam normalmente nas vésperas das festas (24 e 31 de dezembro) e no Natal e Ano Novo (25/12 e 1º de janeiro). São aproximadamente 450 grupos no Estado.
“Neste período de festas, frequentar reuniões de recuperação é um grande fator de proteção! De forma presencial ou on-line, elas fortalecem o membro de A.A. sobre a importância da sobriedade e de evitar o 1° gole. A estratégia de reuniões no Natal e Ano Novo já permitiu que muitos abraçassem quem amam e iniciassem um ano seguinte sóbrios, úteis e felizes”, ressalta Gabriela Henrique, psicóloga e vice-presidente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil.
Uma das orientações neste período de festividade para membros novatos ou quem tenha iniciado recentemente no processo de recuperação é procurar estar em companhia de alguém que saiba do seu problema com álcool e seja um apoio e referência. Não sendo possível, uma estratégia é levar o telefone de pessoas que possam ajudá-lo e pedir sempre ajuda.
Para quem acha que o álcool está trazendo problemas para sua vida ou quer conhecer Alcoólicos Anônimos e saber os horários das reuniões em São Gonçalo e região, é possível entrar em contato pela Linha de Ajuda: (21) 97201-3633 ou consultar o aplicativo para celular. Outra forma de contato é pelo telefone do Escritório de Serviços Gerais de A.A. em São Gonçalo: (21) 2605-3732.
O único requisito para tornar-se membro de Alcoólicos Anônimos é o desejo de parar de beber e não há necessidade de pagar taxas nem mensalidades. Para localizar o grupo de recuperação mais próximo, acesse: https://www.aarj.org.br.
Sobre Alcoólicos Anônimos no Rio de Janeiro
Alcoólicos Anônimos (A.A.) é uma irmandade de pessoas que compartilham entre si suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver o seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. Seu propósito primordial é manter a sobriedade e ajudar outros alcoólicos a alcançarem o mesmo. O único requisito para tornar-se membro é o desejo de parar de beber. No Brasil desde setembro de 1947, A.A. iniciou suas atividades no Rio de Janeiro e atualmente está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. No Rio de Janeiro, são aproximadamente 450 grupos de A.A., sendo 250 na região metropolitana. Para quem precisa de ajuda, é possível localizar o grupo mais próximo, acionar as Linhas de Ajuda ou baixar o aplicativo.