aa brasil

Foto/Divulgação

Atividades tiveram início no Rio de Janeiro e quem deseja parar de beber pode encontrar ajuda nos cerca de 450 grupos de recuperação no estado, linhas de ajuda, encontros online e aplicativo para celular

Alcoólicos Anônimos completa 76 anos no Brasil, salvando milhões de vidas com grupos de recuperação em todo o país. As atividades tiveram início na cidade do Rio de Janeiro em 5 de setembro de 1947, data que marca a chegada do primeiro brasileiro à irmandade. Atualmente, só no Estado do Rio de Janeiro são aproximadamente 450 grupos, sendo 250 somente na região metropolitana, cerca de 1.700 reuniões realizadas por semana, sendo 76 de forma remota, e mais de mil chamadas recebidas no primeiro semestre deste ano, em apenas uma das quatro Linhas de Ajuda 24h.

“É interessante perceber a capacidade de permanecer na abstinência de quem frequenta Alcoólicos Anônimos em comparação à pessoa que participa somente de outras fontes de recursos terapêuticos. Como especialista na área das compulsões há 25 anos, sempre indico uma reunião de recuperação, encaminho os endereços de grupos ou se a pessoa não ouviu falar de A.A., apresento com algum folheto ou os livros de A.A. que uso como recurso”, destaca Gabriela Henrique, psicóloga e vice-presidente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil.

O alcoolismo é uma doença crônica e multifatorial que tem tratamento. No Brasil, 6 milhões de pessoas adultas bebem num padrão de consumo perigoso, com risco de dependência (6,6% entre os homens e 1,7% entre as mulheres)1.

Para quem deseja parar de beber ou quer ajudar quem tem problemas com o álcool, o A.A. do Rio de Janeiro vem ampliando sua atuação. Além das reuniões presenciais, são oferecidos Linhas de Ajuda (sendo duas disponíveis pelo whatsapp), aplicativo para celular e encontros online por meio de plataformas de videoconferência.

O único requisito para tornar-se membro é o desejo de parar de beber e não há necessidade de pagar taxas nem mensalidades. Para localizar o grupo de recuperação mais próximo no Rio de Janeiro, acesse: https://www.aarj.org.br.

 

  1. Análise a partir de dados do Covitel – Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia, que ouviu 9 mil brasileiros entre janeiro e abril de 2023

Sobre Alcoólicos Anônimos no Rio de Janeiro

Alcoólicos Anônimos (A.A.) é uma irmandade de pessoas que compartilham entre si suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver o seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. Seu propósito primordial é manter a sobriedade e ajudar outros alcoólicos a alcançarem o mesmo. O único requisito para tornar-se membro é o desejo de parar de beber. No Brasil desde setembro de 1947, A.A. iniciou suas atividades no Rio de Janeiro e atualmente está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. No Rio de Janeiro, são aproximadamente 450 grupos de A.A., sendo 250 na região metropolitana. Para quem precisa de ajuda, é possível localizar o grupo mais próximo, acionar as Linhas de Ajuda ou baixar o aplicativo.

Fonte: Assessoria de Imprensa A.A. Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *