
Francisco Rodrigues, morador do Jardim Catarina. Foto/Divulgação
Ação busca amenizar o desconforto causado pelas altas temperaturas na região
As temperaturas recordes não são apenas um incômodo, mas um risco real para a saúde. O calor excessivo pode causar desidratação, insolação e até complicações mais graves, como aumento da pressão arterial e sobrecarga no sistema respiratório, afetando especialmente idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas. Nos centros urbanos, o asfalto e o concreto potencializam a sensação térmica. E, para ajudar a minimizar esses impactos, a Águas do Rio, em parceria com a prefeitura da cidade, instalou dois pontos de hidratação em regiões centrais de São Gonçalo, garantindo acesso à água fresca para quem circula pelo Centro e Alcântara.
“Solicitamos à concessionária Águas do Rio que nos ajudasse na questão desta onda de calor e instalasse pontos de hidratação no Alcântara e no Centro, duas áreas de grande circulação de pessoas. Fomos prontamente atendidos e reforçamos, mais uma vez, a parceria com a concessionária, que sempre se faz presente junto à população, nos eventos culturais, religiosos e cívicos de nossa cidade. Só posso agradecer por mais esta iniciativa”, afirmou o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson.

Mais do que uma iniciativa de conforto, a ação reforça a importância do cuidado com a população diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. Os pontos de hidratação estão, desde esta segunda-feira (24/2), na Rua Coronel Moreira César, 157 (na antiga loja da concessionária), no Centro, e o outro no calçadão de Alcântara, no início da Rua Yolanda Saad Abuzaid, em frente ao prédio do relógio. Ambos funcionarão diariamente, das 9h às 18h.

“Nosso objetivo é apoiar a população gonçalense e ajudar a amenizar os impactos das altas temperaturas. É fundamental que as empresas tenham esse olhar para a sociedade em um momento tão desafiador. Os dias estão cada vez mais quentes, e nós temos um papel importante junto aos órgãos públicos para ajudar a minimizar essa situação”, afirma Diogo Freitas, gerente executivo da Águas do Rio.
Morador do Jardim Catarina, Francisco Rodrigues, 65 anos, elogiou a iniciativa da concessionária: “É um serviço maravilhoso, ainda mais nesse calor de agora com quase 50 graus, essa água geladinha é uma maravilha e vai ajudar a matar a sede de muita gente. Hoje deu uma chuvinha e refrescou, mas amanhã vai ser aquele maçarico de novo, e com essa água aqui, vai ser melhor ainda!”

Temperaturas acima da média em todo o país
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde 2023, o país enfrentou 20 ondas de calor, com temperaturas chegando a 44,8 °C. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) define uma onda de calor como um período em que as temperaturas máximas diárias ultrapassam em pelo menos 5°C a média mensal por cinco dias seguidos ou mais.
A expectativa é que os termômetros só registrem queda nos últimos dias do verão, que termina em 20 de março. Até lá, entre as principais recomendações do Ministério da Saúde estão o aumento da ingestão de líquidos para manter-se hidratado, o uso de proteção solar e roupas mais leves.