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Águas de Niterói, concessionária do Grupo Águas do Brasil, ganhou, na terça-feira (11), o selo Prosegh com o seu programa de combate a perdas de água, o Água de Valor, entregue no SaneaRio 2023 – Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). O case premiado foi a redução das perdas no bairro Ilha da Conceição de 62% para 15%, número bem inferior à média nacional. 

O diretor da concessionária, Bernardo Gonçalves, recebeu o prêmio e destacou que os investimentos foram feitos de acordo com a atualização dos estudos de modelagem hidráulica, contemplando a substituição integral de toda a rede de abastecimento e das ligações da região. 

“A Ilha da Conceição é um DMC que possui uma grande presença da indústria naval, mas ao mesmo tempo, é uma região de grande ocupação residencial e que possui duas grandes áreas de vulnerabilidade social, onde todos os moradores destas áreas foram cadastrados no programa de Tarifa Social. As ações foram tomadas de forma a beneficiar todos, ao mesmo tempo que reduzimos as perdas, melhoramos a qualidade do serviço de distribuição de água, contribuindo diretamente para a qualidade de vida da população” – Bernardo Gonçalves, diretor da Águas de Niterói. 

Devido às inúmeras ações de combate a perdas, Niterói foi destaque no Ranking de Saneamento 2023 do Instituto Trata Brasil. Hoje, a cidade é a primeira colocada do estado do Rio de Janeiro e a quarta do país. Esse resultado demonstra os constantes investimentos da concessionária Águas de Niterói para continuar ampliando o saneamento do município. 

Quando Águas de Niterói assumiu os serviços de saneamento básico no município, em 1999, a água só chegava a 72% da população. Em apenas três anos à frente dos serviços, a empresa passou a abastecer 100% da população, levando água para toda a Região Oceânica, que antes era abastecida por poços e carros-pipa. Em 1999, cerca de 360 mil habitantes eram abastecidos com um volume de 1,8 m³ de água por segundo, oriundos do Rio Macacu. Hoje, a concessionária atende com água tratada cerca de 500 mil pessoas com os mesmos 1,8 m³ de água por segundo, contribuindo para a preservação dos mananciais e para a melhoria da qualidade de vida da população. 

O coordenador de Sustentabilidade da concessionária e diretor técnico do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares também recebeu o selo representando o Comitê. Foi reconhecido o trabalho de monitoramento quali-quantitativo da Região Hidrográfica V, que contempla a Baía de Guanabara, seus corpos hídricos afluentes e drenantes, além dos sistemas lagunares em seu entorno. 

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