Ontem, terça-feira (19/7), segundo dia de fiscalização da força-tarefa criada pelo Governo do Estado para tirar de circulação motocicletas que desrespeitam as leis de trânsito, 75 motos irregulares foram apreendidas nas quatro operações que acontecem diariamente em diversas localidades. Destas, 21 estavam sem placa ou com alguma irregularidade.
Ao todo, foram 396 abordagens a motoristas e 344 multas aplicadas. Além disso, 110 veículos foram encaminhados ao posto de vistoria para sanar as irregularidades. As operações aconteceram no Leblon, Barra (Itanhangá), Rio Comprido e Tijuca.
Durante a operação do período da tarde, uma moto sem placa e com o motor irregular, aparentemente pertencente a outro veículo, foi apreendida no Itanhangá,. A moto e o motociclista foram encaminhados pelos policiais para a 16ª DP, onde o veículo passará por perícia para saber a procedência do motor.
Sobre as operações de fiscalização
Serão quatro operações diárias, de domingo a domingo, de manhã, à tarde e à noite, em pontos diferentes da cidade, definidos conforme denúncias que chegam ao Detran.RJ e também pela mancha criminal indicada por estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP) – que identificou, recentemente, um grande número de ocorrências praticadas por pessoas que se deslocam neste tipo de veículo para cometer delitos.
A operação mobiliza cerca de 20 agentes do Detran.RJ, PM, Polícia Civil e Detro, em cada uma das quatro operações diárias. Para dar mais transparência aos procedimentos, os policiais militares estão atuando com câmeras portáteis, garantindo a segurança dos agentes em atividade e das pessoas abordadas. Os veículos apreendidos são levados para dois pátios do Detro – localizados nos bairros Engenho da Rainha e Vargem Grande.
Outras operações, durante toda a semana, ocorrerão em outros bairros da Zona Oeste, Zona Sul e Zona Norte. Lembrando que a fiscalização têm como alvo principal motos sem placas e irregulares, mas que qualquer outro veículo, em situação irregular, poderá ser monitorado, multado ou rebocado pelos agentes de segurança pública e de trânsito durante a blitz.